
Por Mariana Piana*
Você deve estar se perguntando o que foi que você perdeu pela sua passagem por Lisboa. Ou então o que tem de tão especial neste lugar para merecer um post só pra ele. Pois bem, o Mosteiro de São Vicente de Fora foi uma das minhas melhores surpresas em Alfama e por Lisboa.
Eu gosto muito de conhecer a história dos lugares por onde passo e pra quem também gosta disso, Portugal é um destino perfeito. Comecei a minha viagem em Portugal saindo de Porto e fui de carro até Lisboa. No caminho inúmeros mosteiros, panteões e túmulos de diversos nomes importantes da história de Portugal e do Brasil, como o de Vasco da Gama, Luiz de Camões, Fernando Pessoa, Dom João e do casal D. Pedro I e D. Inês de Castro.
Porém alguns nomes como de Dom Pedro I (ou Dom Pedro IV em Portugal), o nosso primeiro Imperador do Brasil, me chamava atenção por não ter nenhum registro e por tão pouco se ouvir dele por lá. Decidi então pesquisar onde poderia saber mais sobre ele, onde estava seu túmulo e descobri que já esteve em um cantinho escondido e pouco falado no bairro da Alfama em Lisboa, chamado Mosteiro de São Vicente de Fora.
Tentei encontrar mais informações e recomendações em blogs sobre o Mosteiro e achei pouquíssimas informações (por isso também decidi compartilhar a experiência aqui no blog). O Mosteiro de São Vicente de Fora não é um destino turístico e não é explorado com todo seu potencial. Na minha visita, estava apenas eu e meu namorado no mosteiro e tiramos uma manhã para explorá-lo como se o lugar fosse só nosso, que delícia!

Sobre a Igreja e o Mosteiro:
A Igreja e o Mosteiro São Vicente de Fora ficam localizados no bairro Alfama em Lisboa (pertinho do Panteão Nacional). A Igreja foi construídaem homenagem a São Vicente, padroeiro de Lisboa.
Além da linda Igreja, possui uma belíssima sacristia, um claustro repleto de peças de azulejaria, com mais de 100 mil azulejos do período barroco (todos em azul e branco), fábulas de La Fontaine e exemplares de arte sacra. Tem o Panteão da Dinastia de Bragança e um terraço maravilhosoooooo com vista para o Panteão Nacional, Rio Tejo e Alfama, exclusivo pra você!

Panteão da Dinastia de Bragança:
Este é o lugar secreto e surpreendente do Mosteiro. Você literalmente entra pela porta (tímida e escondidinha) do Panteão Real dos Bragança e fica cara-a-cara com muita história do Brasil. Nesta salinha de alguns m² você encontra túmulos (em tamanhos reais) de reis, príncipes reais e infantes como:
- Dom Pedro II (filho de Dom Pedro I);
- Dom João VI (pai de Dom Pedro I);
- Rainha Carlota Joaquina (Esposa de Dom João VI e mãe do Dom Pedro I);
- Maria Isabel de Bragança (segunda filha do rei João VI e de Carlota Joaquina e irmã do Dom Pedro I);
- Dom Miguel I (Filho de João VI e de Carlota Joaquina e irmão do Dom Pedro I).
OBS: Existem muitos outros túmulos conhecidos no Panteão, esses foram apenas alguns exemplos do que você encontra por lá. O túmulo de Dom Pedro I, Imperador do Brasil e que proclamou independência esta no museu do Ipiranga em São Paulo.



Endereço: Largo de São Vicente, 1100-572, Lisboa Horário: Igreja: 9h – 17h | Mosteiro: 10h – 18h (fechado 2ª feira) Transporte: Ônibus – 12, 34 ou Eléctrico – 28 Entrada: A visita ao Mosteiro é paga (custou 5 euros em Julho/15) |
Se você estiver planejando uma viagem para Lisboa e gosta de história do Brasil, não deixe de visitar este lugar!
Gostou dessa visita? Deixe nos comentários!
É a nossa história. Obrigado Mariana
CurtirCurtir