O que fazer em Split, a segunda maior cidade da Croácia. Uma viagem de carro pela Croácia.

Por Mariana Piana (do Sul)

A cidade de Split fica em um local super estratégico no litoral croata. Além de ficar no centro da faixa litorânea da Croácia é também de onde partem os barcos para as principais ilhas da Croácia, como as mais famosas Hvar, Vis e Brac. Além de fazer ligação com a Itália, travessia feita pela empresa de ferry JADROLINIJA,

Como fomos para Split no inverno europeu, a cidade estava bem vazia e por isso também, não fomos conhecer as ilhas próximas. Mas deixamos um dia e uma noite reservadas para a cidade. Fomos recepcionados pela secretaria do turismo de Split (@visitsplit) e nosso guia Vjeran Mlacic passou uma tarde toda conosco explicando todos os detalhes dessa cidade cheia de história. Por tudo que vimos e conhecemos, indicamos muito conhecer a cidade, de preferência com um guia credenciado, como fizemos.

ONDE SE HOSPEDAR: Nossa hospedagem ficava na Praça do Povo, o Palace Suites Heritage Hotel  um hotel otimo e muito bem localizado, colado com o Palácio.

ONDE COMER: Experimentamos apenas um restaurante em Split, pois só ficamos uma noite na cidade. Foi o Mazzgoon (N.º 120 de 429 Restaurantes em Split) que recomendamos bastante – fotos abaixo.  Tambem tomamos um cafe delicioso com doces no BEPA!  (N.º 71 de 429 Restaurantes em Split) e a noite fomos pra balada no Fabrique, muito legal, adoramos! (N.º 131 de 429 Restaurantes em Split).

Foi nos indicado pelo Guia local que nos guiou o Restaurante Kod Joze um tipico restaurante Dalmata. Ele sugeriu os pratos Pasticada ou Peka.

SOBRE SPLIT:

Split é a segunda maior cidade do país, com mais de 200 mil habitantes e a cidade mais importante da região da Dalmácia (que corresponde a Croácia, Bósnia Herzegovina e Montenegro). O turismo se concentra no centro histórico da cidade, onde fica o palácio Diocleciano e muitos restaurantes, bares, lojas e hotéis também estão situados. Neste centro, carros não são permitidos, apenas pedestres, portanto estacionar não é uma grande facilidade.

Entre os séculos XV e XVI, Veneza imperava nos mares da Croácia e impôs sua cultura e arquitetura sobre os lugares que eram do seu domínio. Por isso, cidades como Split, Trogir, Zadar e Dubrovnik tem bastante influência da arquitetura italiana / veneziana.

Split tem esse nome devido a flor Aspalthos, que quando os romanos chegaram, o local estava repleto delas. Split foi cenário para Game of Thrones,  mais exatamente no portão de Bronze do Palácio de Diocleciano, local da foto abaixo

Portao de Latao - locado para Game of Thrones
Portao de Latao – locado para Game of Thrones
flor Aspalthos - origem do nome Split
flor Aspalthos – origem do nome Split

O QUE FAZER EM SPLIT?

  • PALÁCIO DIOCLECIANO: Não tinha como começar as dicas do que fazer em Split por outra atração que não o Palacio. É ponto turístico mais famoso da cidade (ou talvez o único) e considerado PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO DESDE 1979. Foi construído pelo antigo imperador romano, Diocleciano, que governou Split entre 284 e 305 d.c. O local foi escolhido por Diocleciano, por causa do ar que tem muito enxofre, o que ajuda a artrite, que Diocleciano tinha.  O Palácio servia  de residência de verão para família do imperador Diocleciano e sua esposa Prisca. O Palácio é enorme, com dimensões 180 m largura  X 250 m de comprimento.

O Imperador Diocleciano (Caio Aurélio Valério Diocleciano) era Croata, da cidade de Salona, porém foi líder do império romano, sendo um dos únicos imperadores romanos a não ser assassinado. Diocleciano estava doente e renunciou, passando a viver em outro palácio na costa da Croácia, construído por ele, com a família. Ele faleceu em 311 d.c.

O Palácio de Split hoje em dia, possui uma boa conservação, principalmente do seu esqueleto, as paredes externas e alguns locais internos. Considerando que Split viveu a invação dos cristãos, os bombardeios da Itália na 2ª guerra mundial e a guerra da Iugoslávia, o Palácio está muito bem conservado e é uma aula de historia viva!

Maquete do Centro Historico de Split e no fundo a Porta de Latão para entrada no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Maquete do Centro Historico de Split e no fundo a Porta de Latão para entrada no Palacio Diocleciano – Foto Autoral
Na Rua Buliceva, - Fotos autorais
Na Rua Buliceva, – Fotos autorais
  • OS PORTÕES DO PALÁCIO: existem três portões de acesso à cidade histórica. O Portão de Latão (ao sul) que tem acesso pela Riva, calçadão a beira mar e possui algumas lojinhas de souvenirs, o Portão de Ferro (ao oeste) e o Portão de Prata (ao leste), o principal acesso. Existia ainda o quarto portão, o Portão de Ouro (ao norte) que foi fechado e se transformou na igreja de São Martinho.
Porta de Latão para entrada no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Porta de Latão para entrada no Palacio Diocleciano – Foto Autoral

IMG_1129

  • PERESTILO ou PERISTIL: Entrando pelo portão de latão você saira no Peristilo, a praça central do Palácio e a mais bem conservada. Possui algumas colunas de granito vermelho do Egito e marmore com 5,25 m de altura. Todas conestadas: o o portico do vestibulo e apartamento imperial (ao sul), o templo de Jupiter (a oeste) e o antigo mausoléu (a leste). É possível subir a torre do Relogio – Bell Tower (aproximadamente R$15) que levou 400 anos pra ficar pronta e ter uma vista lindissima lá de cima.  Tambem no Peristilo é possivel ver uma esfinge que o Diocleciano trouxe do EGITO, no ano que morou lá. É uma das peças mais bem conservadas do local.
Perestilo no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Perestilo no Palacio Diocleciano – Foto Autoral
Perestilo no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Perestilo no Palacio Diocleciano – Foto Autoral
Perestilo no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Perestilo no Palacio Diocleciano – Foto Autoral
  • VESTIBULO: Alguns degraus do Peristilo fica o Vestibulo dos apartamentos imperiais. É como um pórtico que dá acesso aos apartamentos. Inclusive ali existe uma excelente acústica, e era utilizado por Diocleciano para fazer discursos ao público (apenas duas vezes ao ano. 1 vez no início da primavera e outra no início do outono). O Vestibulo possui um abertura de 12 m de diametro de 17m de altura.  Hoje em dia o coral Klapa, um grupo reconhecido pela Unesco como Patrimonio Imaterial da Humanidade, faz seus shows no Vestibulo. Passando o portico de vestibulo, se adentra ao local onde ficavam os comodos do Palácio, lá praticamente foi tudo reconstruído mais de tres vezes e não sao mais do periodo romano. La dentro fica o Hotel Vestibul, o mais caro da cidade, pois fica exatamente onde ficavam os quartos do Imperador Diocleciano.
Vestíbulo no Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Vestíbulo no Palacio Diocleciano – Foto Autoral
Hotel Vestibul dentro do Palacio Diocleciano - Foto Autoral
Hotel Vestibul dentro do Palacio Diocleciano – Foto Autoral
  • ANTIGO MAUSOLEU de DIOCLECIANO / ATUAL CATEDRAL de SÃO DÔNIO: O Local possui 24 colunas em formato octagonal. É o predio mais bem conservado do Palacio. graças a sua transformação em Igreja Catolica e restauração entre 1880 e 1885. Hoje é a Catedral  que tem o predio mais antigo do mundo.
Mausoléu e Bell Tower, vista da rua Decumanus, próx. ao Silver Gate
Mausoléu e Bell Tower, vista da rua Decumanus, próx. ao Silver Gate
  • ESTATUA DE GRGUR NINSKI; Fica em Frente ao Portão de Prata e se trata da Estatua de Grgur, um bispo que lutou para traduzir as missas para a lingua croata. Graças a ele, foram rezadas em Split as primeirasmissas em lingua local. Diz a lenda que passar a mão nos pés do bispo, tras sorte.
ESTATUA DE GRGUR NINSK em Split - Foto Autoral
ESTATUA DE GRGUR NINSK em Split – Foto Autoral
  • PRAÇA DO POVO E PRAÇA BRACE RADIC: Essas são praças bem movimentadas no centro historico de Split. Nossa hospedagem ficava na Praça do Povo, o Palace Suites Heritage Hotel  um hotel otimo e muito bem localizado, colado com o Palacio e no meio da agitação (predio rosa na foto abaixo).  Na praça Bruce Radic, fica a Estátua de Marko Marulic (1450-1524), o escritor que escreveu Judith, o primeiro livro em croata e o mais traduzido, com uma historia de sacrificio e uma metafora sobre o momento geopolitico – a invasão dos turcos.
Praça do Povo e nosso hotel (rosa) - Foto Autoral
Praça do Povo e nosso hotel (rosa) – Foto Autoral
Marko Marulic em Split - Fotos autorais
Marko Marulic em Split – Fotos autorais
  • RUELAS DO PALÁCIO: Caminhar pelas ruelas de Split, dentro do Palacio é incrivel e certamente você descubrira lugares muito curiosos como a Padaria TRADICIJA que desde 1937 é a melhor da cidade. Como o ourives VICTOR CIVLJAC, um joalheiro que faz peças de prata como ninguem. Como a livraria MORPUNGO, a mais antiga da Europa, desde 1860 e como o GUETTO JUDEU de Split, super pequeno, mas onde fica a terceira sinagoga mais antiga em atividade da Europa (sendo a primeira em Dublovnik e a segunda em Praga).
Padaria TRADICIJA que desde 1937 em Split
Padaria TRADICIJA que desde 1937 em Split
ourives VICTOR CIVLJAC, em Split
ourives VICTOR CIVLJAC, em Split
livraria MORPUNGO em Split, a mais antiga da Europa, desde 1860
livraria MORPUNGO em Split, a mais antiga da Europa, desde 1860
Sinagoga no GUETTO JUDEU de Split,
Sinagoga no GUETTO JUDEU de Split,
  • RIVA: Riva é um calçadão a beira mar. É lá que se concentram bares, restaurantes e o porto da cidade, de onde saem os barcos para as ilhas próximas. Tem uma loja da Havaianas nesse calçadão que faz muito sucesso!
Riva de Split
Riva de Split
Riva de Split
Riva de Split
  • MONTE MARJAN: é um parque em cima de um morro que tem uma vista linda da cidade velha de Split.
Monte Marjan em Split
Monte Marjan em Split
Monte Marjan em Split
Monte Marjan em Split
Big Thanks to @visitsplit and our guide VJ.
Big Thanks to @visitsplit and our guide VJ.

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s