Um tour a pé por 10 locais de Hampstead, ao norte de Londres.

Por Mariana Piana (so Sul)

Já estive 7 vezes em Londres e em quase todas elas o bairro de Hampestead não ficou de fora da minha programação. Lá é um bairro menos turístico mas que mostra tanto da historia e cultura da cidade que eu facilmente deixaria de lado um super ponto turistico para visitar este lugar, principalmente pra quem já conhece Londres! Portanto aqui, deixo uma rota a pé pelo bairro de Hampstead de aproximadamente 4 ou 5 horas onde você vai caminhar bastante mas terá inumeras surpresas pelo caminho, o que vai compensar todo esforço.

O bairro já serviu como local de filmagem para diversos filmes como “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981); “Quatro Casamentos e Um Funeral” (1994); “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999); “Muito Bem Acompanhada” (2005); “Notas Sobre Um Escândalo” (2006); entre muitos outros.

COMO IR:

Hampstead station: Linha preta do metro (Northern Line). Fica em uma colina, em um zona de Londres mais isolada.

O QUE FAZER: 

1)Vamos começar o dia na estação de Hampstead (linha preta – Northern Line). Saindo da estação, você estara na Heath Street. Vire a direita e desça a rua. Nesta rua alguns pontos de atenção como: a Louis, uma confeitaria húngara com uma vitrine de dar agua na boca.

Seguindo rua abaixo você verá um beco que tem um antiquário, Hampstead Antique & Craft Emporium , um lugarzinho charmoso para algumas fotinhos.

Um tour por Hampstead, Londres - Louis Confeitaria Hungara
Um tour por Hampstead, Londres – Louis Confeitaria Hungara

2) Ao lado do antiquario vire à esquerda na Perrin’s Court e caminhe ate o final dela para achar o potinho de ouro, que fica na Esquina com a Hampestead High St (nº77). É a La Creperie of Hampestead , uma creperia que funciona desde 1980 (sexta a dom -11h às 23h) e que fazem crepes deliciosos (custam de 5 a 6 libras).

Um tour por Hampstead, Londres - Perrin’s Cour
Um tour por Hampstead, Londres – Perrin’s Cour

IMG_8761

Um tour por Hampstead, Londres - La Creperie of Hampstead
Um tour por Hampstead, Londres – La Creperie of Hampstead

3) Ao fim da Perrin’s Court você estará na High Street, via principal do bairro. Em frente a Creperia e ao pub The King Willian IV fica uma charmosa cabine telefônica em forma de café, o kape Barako! Vale a pena atravessar a rua para observá-la e tomar um chá inglês.

Um tour por Hampstead, Londres - uma cabine telefônica em forma de café - Kape Barako
Um tour por Hampstead, Londres – uma cabine telefônica em forma de café – Kape Barako

4) Depois, suba novamente em direção a estação de Hampestead. Neste caminho você vai poder andar pela Ruela Flash Walk, uma rua de pedestres muito charmosa e cheia de Lojinhas, restaurantes, cafés, floricultura, barbearia e um brecho incrivel. Se quiser uma cervejinha, no final da ruela tem o pub The Flask. Caminhe por ela e depois vire a esquerda na Back Lane para ver como é linda a arquitetura londrina e caminhe até chegar na  Heath Street, a rua que começamos o passeio.

Um tour por Hampstead, Londres - Flash Walk
Um tour por Hampstead, Londres – Flash Walk
Um tour por Hampstead, Londres - Back Lane
Um tour por Hampstead, Londres – Back Lane

5) Atravessando a rua, vire a direita (oposto da estação) caminhe mais uns 10 metros e suba a escadaria Holly Mount Steps, bem estreitaà esquerda da rua. Fique atento!

Subindo a escadaria você sairá numa ruelinha fofissima e chegará ao pub The Holly Bush. É um pub lindissimo e bastante frequentado por locais. Não deixe de entrar para ver o pub por dentro!

Um tour por Hampstead, Londres - The Holly Bush Pub
Um tour por Hampstead, Londres – The Holly Bush Pub

6) Saindo da Rua Holly Mount onde fica o Pub, vire a direita na rua Holly Bush Hill que se transforma em Hampestead Grobe. Caminhe por uns 20 ou 30 metros e você estará de frente com a Fenton House, é uma casa de um comerciante de Riga (Letonia) do seculo XVIII (1963) que pertence ao National Trust. É uma casa isolada com um jardim murado, que é grande para os padrões de Londres, e possui um jardim submerso, um pomar de mais de 300 anos com cerca de 30 tipos diferentes de macieiras e uma horta. Em setembro acontece o Apple Day quando os visitantes podem provar algumas das deliciosas maçãs.

Um tour por Hampstead, Londres - Fenton House - Apple Day
Um tour por Hampstead, Londres – Fenton House – Apple Day

7) Saindo da Fenton House, continue caminhando pela Hampestead Grobe até sair na rua Heath Street. Agora faremos uma caminhada de 1 km (se preferir pegue um ônibus ou taxi). Siga caminhando pela Spaniards Road ate chegar  no PUB The Spaniards Inn, construído em 1585, é um dos pubs mais antigos de Londres e já foi imortalizado em diversos filmes como o Drácula de Bram Stocker e também por ter sido frequentado por vários autores e notáveis como Charles Dickens, John Keats e Lord Byron.

Dizem na obra “The Pickwick Papers”, de Charles Dickens, o vilão nasceu exatamente neste local. E foi ali, entre as mesas, que ele aprendeu suas artimanhas criminais. Outra referência de acordo com o pub foi que John Keats escreveu sua obra “Ode to a Nightingale” nos jardins, e Stoker emprestou uma de suas histórias de fantasmas para fornecer o enredo de Drácula.  Outra  grande atração é o jardim com mesas ao ar livre e dizem inclusive que alguns fantasmas vivem por lá!

Em 2007, o The Spaniards Inn foi listado em 4º lugar pelo The Guardian em um artigo detalhando os “10 melhores pubs do Reino Unido”. Vale ou não caminhar um quilometro para conhece-lo?

Um tour por Hampstead, Londres - The Spaniards Inn
Um tour por Hampstead, Londres – The Spaniards Inn

8) Saindo do Pub, continue caminhando mais 200 metros e você estará em uma das entradas do Parque de Hampstead Heath. Trata-seum parque público de 320 hectares com diversas lagoas para pesca e banho; áreas recreativas para prática de esportes, e ao norte, a Kenwood House, atração que mencionamos anteriormente.

Um tour por Hampstead, Londres - Hampstead Heath
Um tour por Hampstead, Londres – Hampstead Heath
Um tour por Hampstead, Londres - Hampstead Heath
Um tour por Hampstead, Londres – Hampstead Heath

9) Como a essa altura você já deve estar cansado de tanto andar, caminhe em direção A Kenwood House, uma antiga casa inglesa que serviu como um assento para as famílias aristocráticas Murray e Guinness e tinha vários inquilinos. A casa original data do início do século XVII, quando era conhecida como Caen Wood House. Esta casa apareceu em diversos momentos como: O filme britânico de 1999, Notting Hill, O filme britânico Orgulho e Preconceito, de 1995, teve cenas filmadas aqui. Muitas cenas do filme Belle de 2013 são ambientadas na casa ou em seus terrenos.

Na casa uma coleção enorme de quadros e decoração podem ser admiradas! Entrada gratuita.

Um tour por Hampstead, Londres - Kenwood House
Um tour por Hampstead, Londres – Kenwood House

10) Depois de visitar a Kenwood House você pode pegar um ônibus em direção a Estação de Hampstead e de lá escolher algum dos pontos citados abaixo para desbravar.

Um tour por Hampstead, Londres -  Hampstead Station
Um tour por Hampstead, Londres – Hampstead Station

Outros lugares famosos em Hampestead Heath e proximo de lá:

– Casa de John Keats: 10 Keats Grove, Hampstead. Museu aberto em 1931 em homenagem ao grande poeta ingles que faleceu com 25 anos de idade.

– Casa de George Orwell: 77, Parliament Street, Hampstead

Casa do arquiteto Ernö Goldfinger: Fica perto da casa de John Keats. A casa é estilo modernista e linda. Contém a coleção de arte moderna, artefatos pessoais e mobiliário da família. End:  2 Willow Rd, Hampstead.

– Burgh  House & Hampstead Museum: Burgh House é uma residência histórica de 1704, Em 1979, após ser restaurada e mobiliada, ela abriu ao público como um museu, cuja exposição permanente conta um pouco da história e do desenvolvimento de Hampstead desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje, através de obras de arte, objetos e displays interativos. No local também funciona um gostoso Café.. End: New End Square, Hampstead – Entrada gratuita

– Parlamient Hill Viewpoint, Hampstead

The Hill Garden and Pergola, Hampstead

– Highgate Cemetery: Tumbas de Karl Marx, o filósofo e autor alemão. Do escritor e comediante britânico, Douglas Adams. O funeral do lutador Tom Sayers. Ao lado do caixão, seu fiel companheiro, Lion, liderava a procissão com 100 mil pessoas.

– Goldens Green Crematorium: Além de um jardim lindissimo e estrutura muito bonita, é la que estão as cinzas de Freud, pai da psicanálise, de Bram Stocker, autor de Drácula. Foi tambem um pedido de Amy Winehouse ser cremada aqui e ter suas cinzas espalhadas junto a avó. Estação de metrô Goldens Green.

– Museu de Freud: Freud se mudou de Viena para Londres em 1938, devido ao regime nazista.Em 1986, foi fundado o Museu Freud de Londres, que além do mobiliário original utilizado pelo psicanalista como seu famoso divã, abriga muitos objetos pessoais como livros e uma coleção de antiguidades egípcias, gregas, romanas e orientais. End: 20 Maresfield Gardens. Estação de metrô Finchley Road (cinza ou roxa).

Veja tambem meu post com meus 5 lugares preferidos de Londres, aqui!!!

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s