Pompeia, um dos lugares mais incríveis da Itália. Como ir e como desbravar o parque.

Por Mariana Piana

Fomos este ano, durante o Inverno Europeu (fev/18), para a Italia. Desta vez, a exigência, além de Roma, seria conhecer Napoles, Costa Amalfitana, Capri e Pompeia.

Destinamos um dia inteiro para desbravar Pompeia, e posso dizer que 7 horas caminhando pela cidade historica foram insuficientes pra conhecer tudo que existe lá. Porem, se você gosta do assunto, deixe pelo menos um dia inteiro para o parque. Se você curte, mas não tanto, sugiro de manhã conhecer o parque e a tarde subir ate o Monte Vesúvio, um vulcão que ainda esta ativo. Existem empresas que te levam neste passeio. O Parco Nazionale del Vesuvio abre todos os dias. No verão, o horário vai dar 9h30 às 18h30. E o bilhete custa 10 euros

O Vesúvio é o vulcão mais conhecido da Itália pela erupção em 79 d.C , que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano.

Em 63 d.C. a cidade tinha sofrido um terremoto violentíssimo, esse ja era um sinal que o grande vulcão Vesuvio mandava à polupação da região. Outros terremotos se sucederam, ate que a erupção fatal foi em 79 d.C (Seculo 16). No total 9 cidades foram atingidas, sendo Pompeia a mais deteriorada. A cidade tinha aproximadamente 16.000 habitantes e somente 20% sobreviveu. A maioria morreu por sufocamento causado pelos gases do vulcão, que são toxicos e soterrados pelos desabamentos. As escavações da cidade começaram a ser realizadas somente no seculo 18, quando tentavam fazer um tunel sobre o Monte La Civita. Desde la varios locais foram descobertos (e continuam ate hoje) e diversos corpos de vitimas foram encontrados nessas escavações.

COMO IR:

SAINDO DE NAPOLES: Fica há 40 min de trem de Pompeia. Você deve pegar o trem Circuvesuviano (que percorre todo Vesuvio) em direção a Sorrento e descer na estação de “Pompei SCAVI Villa dei Misteri”. Sente do lado esquerdo para ver o vesuvio e direito para ver o mar durante o percurso. Custou 3,90 Euros para cada.

SAINDO DE SORRENTO: Ficá ha 50 minutos de Pompeia. Você deve pegar o Trem Circuvesuviano (que percorre todo Vesuvio) em direção a Napoles e descer na estação de “Pompei SCAVI Villa dei Misteri”. Sente do lado esquerdo para ver o mar e direito para ver o Vesuvio durante o percurso. Custou 3,90 Euros para cada.

Chegando na estação de trem de Pompei SCAVI Villa dei Misteri, você vira a direita e anda 100m. Estara na frente da Porta Marina, uma das entradas da Parque (numero 1 no mapa abaixo).

O PARQUE:

A entrada custa 13 euros e você pode ficar o tempo que quiser lá dentro. No primeiro domingo do mês é gratuíto. Se for em alta temporada prepare que pode ter filas para comprar ingresso. Nós fomos no inverno, com 12ºC e não tinha ninguem na fila. Aliás, fomos os primeiros a entrar no parque, às 08h30 da manhã (Abril-Out das 08h30 às 19h30 e de Nov-Mar das 08h30 às 17h30 – Fechados dias 1 Jan, 1 Maio e 25 Dez).

OBS: Existe um ticket de 22 euros que dá direito a visitar os Parques Arqueologicos de Pompeia, Herculano, Oplontis e Boscoreale e é valido por 3 dias consecutivos.

O Sítio Arqueologico de Pompeia é enorme e a nossa principal dica é SE PROGRAME para conhecê-lo. Antes de entrar no Parque, vá ate a central de informações turisticas, pegue o mapa e tambem o guia de atrações, que conta o que é cada lugar. Inclusive tem em portugues!

Peça para a atendente te ajudar a sinalizar no mapa as principais atrações do parque e depois disso traçem a melhor rota.  Ou, deixe este post impresso e sinalize no mapa você mesmo os locais que vou citar abaixo.

Mapa e guia de atrações de Pompeia
Mapa e guia de atrações de Pompeia

Baixe aqui: map_pompeii_2018_set

MINHA ROTA:

pOMPEI mARI

Iniciando a caminhanda pela Porta Marina, vamos desbravar da Zona 1 a Zona 8 da minha rota, conforme mapa acima. POREM VOU INDICAR AQUI O QUE MAIS GOSTEI E VALE A PENA CONHECER (DOS LOCAIS QUE ESTAVAM ABERTOS NA OCASIÃO).

ZONA 1

  • Nº6a) A primeira parada foi na principal praça da cidade desaparecida de Pompeia, o FORO. Foi o centro da vida cotidiano, o coração da cidade, onde tudo acontecia e onde surgiram os principais edificios publicos para administração da justiça, gestão de negocios, atividades comerciais, mercados e locais religiosos. O centro do Foro é alinhado com o centro do Vesúvio e por lá fica a principal BASILICA da cidade. Data da escavação: 1813
    Foro de Pompeia - fev/2018
    Foro de Pompeia – fev/2018

    Basilica de Pompeia - fev/2018
    Basilica de Pompeia – fev/2018
  • Nº7) Ao lado do Foro ficam os CELEIROS DO FÓRUM, que eram mercados de frutas e verduras. Atualmente representam o deposito arqueologico mais importante da cidade e alojam mais de 90 mil objetos encontrados nas escavações realizadas em Pompeia. Conservam as ceramicas de terracota, mesas em marmore, utencilios domenticos e alguns modelos de corpos de vitimas da erupção, alem de um cachorro e uma árvore. Data de escavação: 1816- 1822.
Os corpos encontrados em Pompeia
Os corpos encontrados em Pompeia
Cachorro encontrado em Pompeia
Cachorro encontrado em Pompeia
  • Nº10) TERMAS DO FORUM. Eram locais para banhos quentes e frios. A parte feminina e a parte masculina tinham entrada separadas. Nos ambientes varios afrescos, mais de quinhentas lucernas e um grande braseiro de bronze que servia para aquecimento.

ZONA 2

  • Nº 17) No caminho para a Vila dos Mistérios, você passa pela NECRÓPOLE. Neste local são visiveis duas tumbas.
  • Nº19) VILLA DOS MISTERIOS, Este foi o lugar mais lindo de todo o parque. Exige caminhada, mas vale a pena! A grande mansão tinha vista para o mar e um fresco que cobre tres paredes e é uma das obras mais bem conservadas da antiguidade. A cena esta ligada à Dionisio e sua noiva Arianna. Outros comodos da casa (que surpreendentemente tem muito em comum com os dias de hoje, apesar de ter mais de 2000 anos – inacreditavel), tambem conservam esplendidos exemplos de decoração – algumas pinturas com inspiração egipcia e prensas de madeira. Data da escavação: 1909-1910; 1929-1930
Villa dos Mistérios - Pompeia 2018
Villa dos Mistérios – Pompeia 2018
Villa dos Mistérios - Pompeia 2018
Villa dos Mistérios – Pompeia 2018

ZONA 3

  • Nº1) CASA DE FAUNO, é uma das maiores residencias de Pompeia que se estende por todo quarteirão com mais de 3000 m² e data do sec IIa.C. A riqueza e o nivel social são percebidos ja na rua, onde na calçada esta escrito “Boas Vindas ou Have em latin”. A porta é majestosa e  o pavimento da entrada é uma incrustação de triagulos policromados em marmores coloridos. A residencia possui dois atrios e dois peristilos e possui uma copia da famosa estatua do sátiro dançante, ou Fauno, que se refere ao nome da linhagem do proprietario: i Satrii. Outro importante local da casa é o mosaico famoso do Sec II a.C da batalha decisisva entre Alexandre Magno e o Rei Persa Dario. Os originais do mosaico e estatua estão no Museu Arqueologico Nacional de Napoles. Data de Escavação: 1829-1833; 1900; 1960-1962.
Casa de Fauno - Pompeia 2018
Casa de Fauno – Pompeia 2018
Casa de Fauno - Pompeia 2018
Casa de Fauno – Pompeia 2018
  • Nº3) CASA DA FONTE PEQUENA tem uma grande atração nos fundos da casa, uma esplendida fonte que decora o jardim e intui o elevado estado social do proprietario. Data de escavação: 1826-1827
Casa da Fonte Pequena - Pompeia 2018
Casa da Fonte Pequena – Pompeia 2018
  • Nº4) CASA DO POETA TRAGICO: a casa é famosa por ter em sua principal porta um desenho de um cachorro e escrito “Cave Canem” ou Cuidado com o Cachorro. Os originais dos mosaicos e das pinturas estão no Museu Arqueologico Nacional de Napoles. Na casa foi realizada parte do romance “Os ultimos dias em Pompeia” de Edward Bulwer-Lytton (1838). Data de Escavação:1826-1827.
Casa do Poeta Tragico - Pompeia 2018
Casa do Poeta Tragico – Pompeia 2018
  • Nº11) CASA DOS VETTII: Outro lugar que me chamou muita atenção pelos belissimos afrescos nas paredes. Não da de acreditar que foram feitos há mais de 2000 anos tudo que aquela casa possui. É uma das casas mais luxuosas e famosas de Pompeia e esta sob a proteção do Deus Priapo, pintado a direita da porta. Era a casa de dois irmãos escravos e libertos que foram enriquecidos graças ao comercio de vinho e cultivos. Um dos quartos era da prostitura Eutychis, escrava que é ilustrada na entrada da casa outro ilustrado foi  Príapo, o deus da fertilidade e filho de Dionísio e Afrodite. Príapo é representado com um falo enorme e que deu origem à palavra priapismo. Não perca tambem as maravilhosas series de afrescos mitologicos. Data de Escavação: 1894-1895
Casa dos Vettii - Pompeia 2018
Casa dos Vettii – Pompeia 2018
  • PORTA VESUVIO e NECROPOLI P. Vesuvio – este é o ponto mais alto da cidade historica de Pompeia. Trata-se de um morrinho bem pequeno, mas se estiver perto, vale subir.
Ponto mais alto de Pompeia - 2018
Ponto mais alto de Pompeia – 2018

ZONA 4

  • Nº16) TERMAS ESTABIANAS. Um grande complexo com piscinas, saunas, vestiarios e banhos publicos – frios e quentes, que eram garantidos por um sistema de tubagem nas paredes e pisos proveniente dos fornos e braseiros. Dividida em parte masculina e feminina. A masculina sempre luxuosa e a feminina mais simples. É uma das mais bem conservadas e  também um dos poucos locais que mantém seus tetos intactos. Data de Escavaçao: 1853-1857; 1865
  • Nº 17) CASA DE SÍRICO. Sírico pertencia a classe politica e comercial de Pompeia e recebia seus apoiadores diariamente com uma auspisciosa inscrição no pavimento da entrada “SALVE LUCRUM” OU “BEM VINDO LUCRO”. É nesta casa que estão exposto tres dos primeiros modelos de corpos de vitimas realizados por Fiorelli em 1863. Data de Escavação: 1851-1852; 1857-1859; 1872-1873.
Casa de Sírico - Pompeia 2018
Casa de Sírico – Pompeia 2018

Casa de Sírico "Salve Lucro" - Pompeia 2018

  • Nº18) LUPANARE. Outro Lugar muito impressionante. A profissão mais antiga do mundo tinha seu lugar em Pompeia. O Lupanare era onde as prostitutas, principalmente escravas gregas e orientais, exerciam a propria profissão remuneradas entre dois e oito “ases” (um copo de vinho custava um ases”. Na parte superior da casa é a residencia do proprietario e das escravas e na inferior, cinco quartos minusculos, todos com cama de pedra. No corredor central, quadros com ilustrações eroticas contavam aos clientes as atividades que eram realizadas por ali. Lupanar é latina e significa “Toca de Lobas” utilizado para designar prostituta. Este é o bordel mais antigo do mundo. Não deixe de visitar no Museu Arqueologico Nacional de Napoles o “Gabinete Secreto”, nela se encontra um amplo acervo sexual e erótico de Pompeia e Herculano. Há muitos objetos exóticos, principalmente pênis, pois na Pompeia Antiga tinha uma explicação: o pênis era considerado fertilidade e gerador de vida. Então as pessoas usavam os objetos decorativos para atrair sorte e prosperidade. Alem do Lupanare, o prostibulo, na cidade desaparecida de Pompeia existiram tambem 13 quartos que ficavam de frente para a rua em diversos pontos da cidade, todos proximos de tabernas. Tudo isso pois Pompeia tinha um comercio de sexo em larga escala, e a cidade da pistas em varios lugares! Data de Escavação: 1962.

ZONA 5

  • Nº10) TEATRO GRANDE e Teatro Pequeno (ou Odéon). No teatro eram representadas comedias e tragedias de tradição grego-romana. Data da Escavação: 1764-1769; 1773; 1789; 1791-1794; 1902; 1951
Teatro Grande de Pompeia 2018
Teatro Grande de Pompeia 2018
  • Nº11) CASA DOS GLADIADORES; ao lado do Teatro grande ficava essa área onde os espectadores podiam permanecer durante os intervalos dos espetaculos teatrais. Depois do terremoto de 62 a.C, o local tornou-se um quartel para os gladiadores. Foram encontradas ricas armas utilizadas nos desfiles que precediam as lutase que estão atualmente no Museu Arqueologico Nacional de Napoles. Muitas vitimas foram encontradas neste local, incluindo uma mulher com rico patrimonio de joalheria. Data de Escavação:n 1766-1769; 1771; 1792-1795.
Casa dos Gladiadores em Pompeia 2018
Casa dos Gladiadores em Pompeia 2018

ZONA 6

  • Nº8) CASA DE PAQUIUS PROCULUS: O átrio central da casa é o mais lindo de todas as residencias de Pompeia. É inteiramente coberto por um tapete de mosaicos. São decorações de alto nivel. Pavimentos com marmores preciosos e azulejos de mosaicos. Outra praça destacada no Museu Arqueologico nacional de Napoles representa a cena de um burro que se rende sob o peso de Silene ébrio. A casa é atribuida ao padeiro Paquius Proculus que se tornou o magistrado da cidade, ou segundo outras pessoas, Caius Cuspius Pansa, ambos mencionados nos cartazes eleitorais pintados na fachada. Data da Escavação: 1911-1912; 1923-1926.

CASA DE PAQUIUS PROCULUS - Pompeia 2018

  • Nº6 e 12) TERMOPOLIO di ARSELLINA e TERMOPOLIO DI VETUTIUS PLACIDUS: Os Restaurantes de 2000 anos atras. Nestes locais eram servidas bebidas e alimentos quentes, conservados em grandes frascos embutidos no balcão de alvenaria ricamente decorada. Em um dos frascos foi encontrado um tesouro de quase três quilos de moedas, confirmando a rentabilidade da atividade da taberna. Existiram 153 tabernas na Cidade desaparecida de Pompeia. Data de Escavação: 1912;1929.
  • Nº13) CASA DO POMAR OU DOS CUBILULOS FLOREAIS: Nesta casa esta o exemplar mais bonito de pintura de jardim da cidade. Algumas atribuições nas pinturas remetem-se a deusa Ísis. Data de Escavação: 1913;1951
CASA DO POMAR OU DOS CUBILULOS FLOREAIS
CASA DO POMAR OU DOS CUBILULOS FLOREAIS – Pompeia 2018

ZONA 7

  • Nº16) HORTA OU JARDIM DOS FUGITIVOS: Neste local foram encontrados 13 fugitivos, entre adultos e crianças, patrões e servos. Foram pegos pelas lavas do vulcão enquanto tentavam achar uma saída fora da Porta Nocera. É um lugar bem chocante! Veja mais abeixo nas curiosidades sobre os corpos encontrados em Pompeia.

ZONA 8:

  • Nº1) CASA DE OTAVIO QUARTIO: Que casa linda!!! Pertencia a elite de Pompeia. Tem um jardim lindo, dividido por cachoeiras e fontes. Existem referencias ao Egito e a Deus Ísis nas decorações do jardim e esculturas. Data da escavação: 1916;1918;1921; 1933-1935; 1973.
CASA DE OTAVIO QUARTIO - Pompeia 2018
CASA DE OTAVIO QUARTIO – Pompeia 2018
  • Nº2) CASA DE VENUS NA CONCHA: a casa foi construída no sec. Ia.C e pertencia a familia Satri, muito conhecida nos ultimos anos de vida da cidade. O que mais chama atenção é um fresco cenografico no exterior da casa com Vênus no interior de uma concha. Na parte inferior da casa esta ilustrado um luxuoso jardim com plantas e animais exoticos.
CASA DE VENUS NA CONCHA - Pompeia 2018
CASA DE VENUS NA CONCHA – Pompeia 2018

 

  • Nº5) ANFITEATRO: este anfiteatro é o mais antigo do mundo romano. Foi construído nos anos 70 a.C. Podiam acomodar mais de 20 mil expectadores. Eram bastante utilizados para disputas de gladiadores. Em 2016 foi renovado como espaço de exposição e em 1972 a banda Pink Floyd fez um show no local. Data de Escavação: 1748; 1813-1814.
Anfiteatro de Pompeia 2019
Anfiteatro de Pompeia 2019

Ao lado do Anfiteatro fica houtra Entrada/Saída de Pompeia, a Piazza Anfiteatro. Saímos por ela e fomos contornando o parque ate chegar na Porta Marina novamente. A 100m entava a Estação de trem de onde pegamos o trem de volta para Napoles. 

CURIOSIDADES:

  • CORES: As cores de Pompeia são as chamadas “vermelho Pompeiano” que  são cores como verdes, amarelos, ocres, vermelhos e pretos. Os pretos eram bastante utilizados como espelhos, eles passavam cera e ficava brilhante, podendo se ver no reflexo.
  • RUAS: As ruas são todas de pedras e o tipo de pavimentação é conhecido como basolato ou basolato romano. Você vai perceber que possuem pedras entre as ruas que eram utilizados para os pedestres atravessas as ruas. Tambem poderá perceber que tinham pequenas passagem entre as pedras que eram utilizadas para carroças. Ahhh, não esqueça quando estiver por lá que você vai caminhar pelas mesmas ruas que a população que “sumiu do mapa” em 79 d.C.
  • PLACAS EM LATIM: Encontramos as “placas da época” com inscrições em latim eram feitas nas fachadas dos prédios, indicando o tipo de atividade, ou o nome do dono da casa.
  • CORPOS: Durante as escavações, Giuseppe Fiorelli notou que havia frequentemente espaços vazios contendo ossos humanos. Compreendendo o motivo, derramou gesso liquido no espaço vazio deixado por seus corpos na cinza, obtendo assim os modelos dos corpos, Isso nos permite ver as expressões dos rostos, as dobras das roupas, as posições contorcidas em que as pessoas estavam quando de surpresa as lavas e furia do vulcão os tocou. O que vemos portanto, não são os corpos humanos dos habbitantes de Pompeia, vamos apenas o formato dos seus corpos.
  • ESTRUTURA, RESTAURANTE E BANHEIROS: A única lanchonete está logo na entrada do parte, proximo a Porta Marina, ao lado do fórum/Foro. Leve uma mochila com lanchinhos e uma garrafinha de água. Nas estações mais quentes do ano leve  boné, óculos e um protetor solar, pois a caminhada sera sempre a ceu aberto. Para água, existem diversas fontes de água potavel no parque. Você vai reabastecer bastante!
  • O VESÚVIO: Você poderá observar o Vesúvio durante toda a sua caminhada pelo parque.
  • RELÍQUIAS ORIGINAIS: Não deixe de ir no Museu Arqueologico Nacional de Napoles. Lá você encontrará inumeras peças originais de Pompeia.
  • DICA DE FILME: Assista Pompeii, 2014.
Pompeia 2018 - Que lugar incrivel
Pompeia 2018 – Que lugar incrivel
As ruas de Pompeia 2018
As ruas de Pompeia 2018
Ainda hoje muiras escavações continuam em Pompeia
Ainda hoje muiras escavações continuam em Pompeia
Anúncios

2 comentários sobre “Pompeia, um dos lugares mais incríveis da Itália. Como ir e como desbravar o parque.

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s