Um bate e volta à Montenegro – Saindo de Dubrovnik (Croácia) até a Baía de Kotor.

Por Mariana Piana

Você já pensou em fazer uma viagem de carro (ou via agência) por alguns dos lugares mais lindos dos balçãs? Estive recentemente (fev/2018) na Croácia e aproveitei para conhecer os países vizinhos, que ficam a aproximadamente 2h de Dubrovnik, ao sul da Croácia. Fomos um dia para a Bósnia Herzegovina e outro dia para a Baía de Kotor, em Montenegro.  São otimas opções de bate a volta se você estiver por lá!

Montenegro (como o nome diz) é a terra das montanhas altas e negras. Fazia parte da antiga Iugoslavia até 2003 e se tornou independente da Sérvia apenas em 2006. É o terceiro país mais jovem do mundo, possui aproximadamente 700 mil habitantes e ainda não faz parte da União Europeia, mas esta caminhando em uma pré-negociação. A capital é Podgorica e fica só a 1h30 de Kotor e Budva, aquele roteiro turístico que a maioria dos turistas faz.

O QUE FIZEMOS EM UM DIA EM MONTENEGRO?

Começamos o dia bem cedo retirando o carro na locadora ORIX, que fica proximo da Old Town de Dubrovnik. Caso você saia da Croácia  para os países vizinhos, a “Carta Verde” é obrigatória e assegura o carro em casos de roubo fora do país de origem. Não esqueça de solicitar na agência de aluguel. OBS: Você pode optar por fazer este passeio através de uma agência, existem varias que oferecem esses passeios saindo de Dubrovnik.

Road Trip pelos Balcãs - Da Croácia para Montenegro
Road Trip pelos Balcãs – Da Croácia para Montenegro

Depois de retirar o carro, colocamos no GPS o destino KOTOR (100km aproximadamente de estrada). Neste caminho de 2h passamos por várias cidades e avistamos na estrada ainda na Croácia algumas placas de “Sokol Grad” e resolvemos seguir. Desviamos 10km o caminho e chegamos em um castelo que estava fechado. Não indicamos ir, mas ao mesmo tempo a estrada é cheia de Oliveiras, bem lindinha.

Sokol Grad - De Dubrovnik para Montenegro
Sokol Grad – De Dubrovnik para Montenegro

Continuamos em direção à Montenegro. A passagem pela imigração é simples, só mostrar passaporte e documentação do carro. Vc passa pela imigração da Croácia e depois de Montenegro, ou seja, em um bate e volta de um dia são 4 carimbos no passaporte.

Primeiro você passa pela imigração da Croacia. Anda 100m com o carro e passa pela imigração de Montenegro.
Primeiro você passa pela imigração da Croacia. Anda 100m com o carro e passa pela imigração de Montenegro.

Continuamos no caminho e entramos na Baía de Kotor, ou Kotor Bay, uma região considerada Patrimônio Cultural, Natural e Histórico da Humanidade pela UNESCO. Neste percurso até a cidade de Kotor fica a pequena PERAST, uma vila com 300 habitantes e duas ilhotas bem diferentes que possuem duas igrejas, a de Nossa Senhora das Rochas e de São Jorge (Um barco faz o trajeto de 5 minutos do Porto de Perast até lá).

Perast e as suas duas igrejas - Montenegro
Perast e as suas duas igrejas – Montenegro
Road Trip pelos balcãs - da Croácia para Montenegro
Road Trip pelos balcãs – da Croácia para Montenegro

Por fim, depois de 2h30 chegamos em KOTOR, uma cidade murada e pequena e que em menos de 4h vc consegue curtir a cidade. Por lá não existe um roteiro a ser seguido, mas você pode almoçar (fomos na @konobascala e foi perfeito, delicioso), caminhar dentro da das Muralhas, conhecer o Cats Museum (a cidade é enfestada de gatos!!!) e subir no seu principal atrativo: as muralhas que tem mais de 1400 degraus e vai ate o castelo de St. John (nós subimos só até a Igreja de N. Sra dos Remédios – 500 degraus) e de lá uma vista linda, grandiosa, magnifica dos FIORDES e da Baía. Sério, valeu a viagem só de conhecer esse lugar!

Por fora da vila murada de Kotor. A orla onde os navios desembarcam seus turistas
Por fora da vila murada de Kotor. A orla onde os navios desembarcam seus turistas
A praça Trg Od Oruzja que fica logo na entrada principal da Old City. Nela fica localizada a torre do relógio;
A praça Trg Od Oruzja que fica logo na entrada principal da Old City. Nela fica localizada a torre do relógio;
Praça Trg Sv Tripuna: é nessa praça onde fica a linda catedral de St. triphon's constituída em 1116.
Praça Trg Sv Tripuna: é nessa praça onde fica a linda catedral de St. triphon’s constituída em 1116.
Praça Trg Sv. Luke: nela onde fica uma das igrejas mais antiga da cidade, igreja de St Luke's construída em 1195, e a Igreja de St. Nicolas construída em 1909; Tem um chão xadrez lindissimo.
Praça Trg Sv. Luke: nela onde fica uma das igrejas mais antiga da cidade, igreja de St Luke’s construída em 1195, e a Igreja de St. Nicolas construída em 1909; Tem um chão xadrez lindissimo.
Cats Museum dentro das muralhas de Kotor
Cats Museum dentro das muralhas de Kotor
Konoba Scala Santa, o restaurante escolhido por nos em Kotor e que super recomendamos. Comam as brusquetas e azeitonas locais.
Konoba Scala Santa, o restaurante escolhido por nos em Kotor e que super recomendamos. Comam as brusquetas e azeitonas locais.
Konoba Scala Santa, o restaurante escolhido por nos em Kotor e que super recomendamos. Comam as brusquetas e azeitonas locais.
Konoba Scala Santa, o restaurante escolhido por nos em Kotor e que super recomendamos. Comam as brusquetas e azeitonas locais.
Muralhas de Kotor - Subida até o topo tem mais de 1500 degraus.
Muralhas de Kotor – Subida até o topo tem mais de 1500 degraus.
Muralhas de Kotor e os seus fiordes - Subida até o topo tem mais de 1500 degraus.
Muralhas de Kotor e os seus fiordes – Subida até o topo tem mais de 1500 degraus.

Saímos de Kotor pelas 16h e fomos até o próximo destino, BUDVA (25km de distância).  O Balneário de Budva é a grande atração do país durante o verão, onde ficam resorts e as mais belas praias do país. Possui uma parte história bem conservada (em 1979 foi todo destruído por um terremoto), uma parte mais modernas e uma orla linda onde fica o Porto (Dukley Marina). Lá existem vários restaurantes bacanas que servem frutos do mar. Budva possui cerca de 20 mil habitantes sendo a sexta cidade mais populosa de Montenegro. Uma hora e meia no local foi suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. OBS: Se você for no inverno, sugiro não parar em Budva!!!!

Budva em Montenegro
Budva em Montenegro

Saimos de Budva para praia de SVETI STEFAN (6km) onde tem um hotel (@amansvetistefan) que fica em uma Península! Curtimos o Pôr do Sol e realmente foi um dos lugares mais mágicos que já estive.

Sveti Stefan - Road trip da Croacia para Montenegro
Sveti Stefan – Road trip da Croacia para Montenegro

Na hora de voltar até Dubrovnik você terá duas opções: 1) Percorrer novamente toda Baía de Kotor ou 2) pegar uma balsa que corta a Baía. Esse terminal de balsas fica em Lepetane e te leva ate Kamenari (ou vice versa, depende qual sentido você pega a balsa). Vc economiza 1h de viagem com a balsa. Vale a pena pegar esta balsa na volta pois realmente a volta pela Baía inteira é bem grande e nesta hora do dia o que vocês mais vão querer é chegar no hotel para descansar. Dormimos em Dubrovnik

A balsa que atravessa a Baía de Kotor - de Lepetane ate Kamenari (ou vice versa)
A balsa que atravessa a Baía de Kotor – de Lepetane ate Kamenari (ou vice versa)

Esta indo pra Croácia, faça essa viagem para Montenegro! Você vai adorar!
Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s