Por Mariana Piana
Você já pensou em fazer uma viagem de carro (ou via agência) por alguns dos lugares mais lindos dos balçãs? Estive recentemente (fev/2018) na Croácia e aproveitei para conhecer os países vizinhos, que ficam a aproximadamente 2h de Dubrovnik, ao sul da Croácia. Fomos um dia para a Bósnia Herzegovina e outro dia para a Baía de Kotor, em Montenegro. São otimas opções de bate a volta se você estiver por lá!
Montenegro (como o nome diz) é a terra das montanhas altas e negras. Fazia parte da antiga Iugoslavia até 2003 e se tornou independente da Sérvia apenas em 2006. É o terceiro país mais jovem do mundo, possui aproximadamente 700 mil habitantes e ainda não faz parte da União Europeia, mas esta caminhando em uma pré-negociação. A capital é Podgorica e fica só a 1h30 de Kotor e Budva, aquele roteiro turístico que a maioria dos turistas faz.
O QUE FIZEMOS EM UM DIA EM MONTENEGRO?
Começamos o dia bem cedo retirando o carro na locadora ORIX, que fica proximo da Old Town de Dubrovnik. Caso você saia da Croácia para os países vizinhos, a “Carta Verde” é obrigatória e assegura o carro em casos de roubo fora do país de origem. Não esqueça de solicitar na agência de aluguel. OBS: Você pode optar por fazer este passeio através de uma agência, existem varias que oferecem esses passeios saindo de Dubrovnik.

Depois de retirar o carro, colocamos no GPS o destino KOTOR (100km aproximadamente de estrada). Neste caminho de 2h passamos por várias cidades e avistamos na estrada ainda na Croácia algumas placas de “Sokol Grad” e resolvemos seguir. Desviamos 10km o caminho e chegamos em um castelo que estava fechado. Não indicamos ir, mas ao mesmo tempo a estrada é cheia de Oliveiras, bem lindinha.

Continuamos em direção à Montenegro. A passagem pela imigração é simples, só mostrar passaporte e documentação do carro. Vc passa pela imigração da Croácia e depois de Montenegro, ou seja, em um bate e volta de um dia são 4 carimbos no passaporte.

Continuamos no caminho e entramos na Baía de Kotor, ou Kotor Bay, uma região considerada Patrimônio Cultural, Natural e Histórico da Humanidade pela UNESCO. Neste percurso até a cidade de Kotor fica a pequena PERAST, uma vila com 300 habitantes e duas ilhotas bem diferentes que possuem duas igrejas, a de Nossa Senhora das Rochas e de São Jorge (Um barco faz o trajeto de 5 minutos do Porto de Perast até lá).


Por fim, depois de 2h30 chegamos em KOTOR, uma cidade murada e pequena e que em menos de 4h vc consegue curtir a cidade. Por lá não existe um roteiro a ser seguido, mas você pode almoçar (fomos na @konobascala e foi perfeito, delicioso), caminhar dentro da das Muralhas, conhecer o Cats Museum (a cidade é enfestada de gatos!!!) e subir no seu principal atrativo: as muralhas que tem mais de 1400 degraus e vai ate o castelo de St. John (nós subimos só até a Igreja de N. Sra dos Remédios – 500 degraus) e de lá uma vista linda, grandiosa, magnifica dos FIORDES e da Baía. Sério, valeu a viagem só de conhecer esse lugar!









Saímos de Kotor pelas 16h e fomos até o próximo destino, BUDVA (25km de distância). O Balneário de Budva é a grande atração do país durante o verão, onde ficam resorts e as mais belas praias do país. Possui uma parte história bem conservada (em 1979 foi todo destruído por um terremoto), uma parte mais modernas e uma orla linda onde fica o Porto (Dukley Marina). Lá existem vários restaurantes bacanas que servem frutos do mar. Budva possui cerca de 20 mil habitantes sendo a sexta cidade mais populosa de Montenegro. Uma hora e meia no local foi suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. OBS: Se você for no inverno, sugiro não parar em Budva!!!!

Saimos de Budva para praia de SVETI STEFAN (6km) onde tem um hotel (@amansvetistefan) que fica em uma Península! Curtimos o Pôr do Sol e realmente foi um dos lugares mais mágicos que já estive.

Na hora de voltar até Dubrovnik você terá duas opções: 1) Percorrer novamente toda Baía de Kotor ou 2) pegar uma balsa que corta a Baía. Esse terminal de balsas fica em Lepetane e te leva ate Kamenari (ou vice versa, depende qual sentido você pega a balsa). Vc economiza 1h de viagem com a balsa. Vale a pena pegar esta balsa na volta pois realmente a volta pela Baía inteira é bem grande e nesta hora do dia o que vocês mais vão querer é chegar no hotel para descansar. Dormimos em Dubrovnik

Olá, eu estou pensando em fazer esse mesmo bate-e-volta, mas estou com um pouco de receio da estrada que leva de Dubrovnik até Kotor, parece ser uma “pirambeira” infernal. A estrada é segura? Sentiram medo em algum momento? Cheers.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Vinicios. Foi uma excelente viagem! Tudo asfaltado e em excelente condições. Eu adorei e faria tudo novamente. Boa viagem!!! bjão
CurtirCurtir
Olá! Pesquisando na internet encontrei seu post e adorei! Estou pensando em fazer esse mesmo bate-e-volta a partir de Dubrovnik. Porém viajo sozinha. Você acha seguro? Como é na imigração? Você sabe dizer se é possível utilizando o transporte público? Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Viajante! Tudo bem? Achamos bastante seguro tanto as estradas quanto a segurança pública. Já ouvi dizer que na imigração pediram dinheiro pra entrar, conosco não pediram. Sozinha eu não alugaria carro, vai que fura pneu etc…. o que eu faria é um day trip para montenegro saindo de dubrovnik. Tem agências de turismo que vendem esse passeio lá! Na internet vc deve achar algo
..
Obrigada pelo feedback e boa viagem!!!! Nos acompanhe no insta @donorteaosul e Nos marque nas suas fotos de lá! Vamos adorar. Bjs
CurtirCurtir
Achei esse rapidinho pesquisando! Deve ter outros
https://www.chasingthedonkey.com/day-trip-to-montenegro-dubrovnik-to-cetinje/
CurtirCurtir
Outro https://m.viator.com/tours/Dubrovnik/Montenegro-Day-Trip-from-Dubrovnik/d904-2562MN
CurtirCurtir