Carnaval de Veneza 2019 – Confira aqui as datas e programação.

 

Carnaval de Veneza 2006
Carnaval de Veneza – Em 2006

Por Mariana Piana, do Sul

2019 esta quase ai (rsrs), e assim como inicio do ano temos o carnaval no Brasil, na Itália também acontece um dos maiores do mundo, o Carnaval de Veneza. Além disso é um dos carnavais mais antigos do mundo, do final século XVIII, onde, para se disfarçar em meio ao povo, os nobres usavam máscaras.

Vivi o carnaval de Veneza em 2006 e nem se compara ao carnaval do Brasil. São estilos de festas bemmm diferentes. Enquanto no Brasil a multidão toma conta com suadeira, banhos de espuma e confetes ao som de modinhas, axé e funk, em Veneza o glamour é tradição. Vou dizer que foi uma das experiências ímpares que experimentei na vida e que certamente em uma próxima oportunidade vou querer repetir. Na época que eu fui, era jovem com apenas 20 anos e não aproveitei tudo que podia, mas sem dúvidas tenho lembranças eternas. Caminhar pelas ruelinhas e canais e encontrar fantasias lindas e que dão mais cor à Veneza, é apaixonante! Mas é na Praça São Marcos que a maioria dos eventos e as melhores fantasias e máscaras circulam… e melhor: é tudo de graça!

Durante as noites os salões das cidades lotam com os bailes de máscaras e fantasias e as Compagnie della Calza realizam desfiles por todos os cantinhos da cidade.  Os trajes/fantasias são característicos do século 18 onde se predominava chapéu preto, máscaras brancas e roupas pretas de sedaA partir de 1979 outras cores também foram ganhando espaço e hoje é tudo muito colorido e cheio de vida.

Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!

Mas o que saber antes de ir? 

Hotéis: O Carnaval de Veneza é um dos principais eventos da cidade e nesta época do ano as opções são muito concorridas. Portanto, se esta interessado em ir, reserve com máxima antecedência a sua acomodação. Em Mestre, uma cidade coladinha com Veneza os preços podem sem melhores. Atenção: Veneza já é cara, no Carnaval fica ainda mais!

Guias de Turismo: O que acontece com os hotéis, acontece também com os guias de turismo da cidade, portanto se você esta querendo alguém pra te guiar por lá, feche o serviço com antecedência.

Temperatura: Em janeiro é inverno em Veneza e as temperaturas podem varias de -3º a 9ºC. Portante, prepare-se e entre no clima charmoso que estará por lá!

Roupa: Você não precisa estar fantasiado para visitar Veneza nesta época. Porém muita gente gosta de entrar no clima da festa. A máscara mais famosa é a “bauta“, uma máscara branca com bico agudo, juntamento com um chapéu preto de três pontas, uma capa preta de seda. Esta fantasia, reproduz com grande estilo um nobre de Veneza (foto acima). E se você quer ir mais longe, pode até desfilar com uma fantasia glamourosa por lá (se inscrevendo antecipadamente no concurso).

 

17/02/2019 –  2º Corteo Acqueo ou Desfile na Água: Acontecerá na segunda, dia 17, das 10h30 as 13h, no Rio di Cannaregio. Um desfile de gôndolas, fogos e música.

23/02/2019 – Cortejo das Marias (14:30): O evento acontece na praça São Marcos. Se trata de um tradicional cortejo de 12 moças bonitas e humildes da cidade. Este sai da Via Garibaldi, às 14:30 e às 16h chega até a Praça São Marcos.

24/02/2019 – Volo dell’Angelo ou Vôo do anjo: Às 11h acontece a abertura oficial do Carnaval de Veneza 2018 na Praça São Marcos e o momento mais esperado, onde onde uma colombina (a mais bela das das Marias do concurso do ano anterior) sobrevoa o Campanário em direção ao pátio do Palazzo Ducale.

03/03/2019 – Voo da Águia – 11h: Se você perdeu o Vôo do Anjo poderá assistir o Vôo da Águia, que desce do Campanário para a Praça São Marcos. O protagonista deste voo será Renzo Rosso CEO da DIESEL.

03/03/2019 – Final do Concurso de Mascaras – Às 14h30 acontece a final do Concurso de Mascaras de Veneza 2019 na Praça São Marcos.

05/03/3019 –Premiazione della Maria / Premiação da Maria (16h às 18h) e o Vôo do Leão (17h): A premiação da Maria ou para nós a coroação da “rainha do carnaval” acontece às 16h na Praça São Marcos. E o Vôo do Leão às 17h também acontece na Praça São Marcos, onde uma grande bandeira com símbolo da cidade nas cores amarela e vermelha (Leão de São Marcos), se ergue, encerrando então a programação do Carnaval de Veneza de 2019.

Burano, a cidade colorida!
Burano, a cidade colorida!

BURANO: Na pequena ilha de BURANO, a mais colorida da Lagoa de Veneza tambem terá carnaval. Veja a programação aqui

Durante o Carnaval de Veneza, a página oficial estará fazendo a transmissão ao vivo pelo site, clique aqui para assistir:

Veja algumas fotos minhas da viagem que fiz à Veneza durante o Carnaval de 2006:

Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2018 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2019 esta chegando!
Carnaval de Veneza 2006
Carnaval de Veneza – Em 2006

Veneza e toda a sua magia durante o Carnaval. Quanta Nostalgia ❤

E você? Ja viveu o Carnaval de Veneza? O que achou?

Anúncios

Um comentário sobre “Carnaval de Veneza 2019 – Confira aqui as datas e programação.

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s