Liubliana – Roteiro de um dia pela capital da Eslovênia

Por Mariana Piana (do Sul)

Chegamos em Liubliana às 10h da manhã pelo terminal de ônibus da cidade que fica em frente à estação de trem principal. A viagem de ônibus de Zagreb (capital da Croácia) para Liubliana é de 2 horas e super tranquila. Deixamos nossa mala no Locker dentro da estacão de trem (5 euros) pois a noite já partiríamos para Veneza.

1) Da estação pegamos um táxi para a Praça central da cidade, onde fica a Prefeitura ou Old Town (custou 7 euros). Você consegue facilmente fazer este trajeto à pé (1km). Mas estávamos atrasados para a primeira parada do dia, no centro de informações turísticas da cidade.

A Secretaria de Turismo da cidade cedeu à nós um tour pelo centro histórico e Castelo de Liubliana. Este tour é oferecido diariamente por 17 euros e dura 2 horas (veja mais aqui).

  • Diariamente as 11:00 – 1 Outubro à 31 Março
  • Diariamente as 10:00 – 1 Abril a 30 Setembro

2) Começamos o tour pela  Prefeitura/ Old Town onde fica a Praça Cívica/ Mestni, área que foi reconstruída depois do terremoto de 1511, quando as construções medievais ficaram completamente destruídas. Em frente tem uma fonte, a Fonte dos Três Rios ou Robba, realizada pelo escultor veneziano Francesco Robba.

Old Town -  Prefeitura de Liubliana, Eslovênia
Old Town – Prefeitura de Liubliana, Eslovênia

3)Depois fizemos uma pausa no restaurante típico da cidade, a Gostilna Sokol para provar alguns linguiças da culinaria eslovena. Esta degustação faz parte do tour. Foi ótimo.

4) Logo em frente fica a Catedral da Liubliana ou St Nicolau com arquitetura barroca do período austríaco. Os altares, o órgãos, as portas de bronze são os principais pontos. As portas especialmente  foram realizadas em 1996 quando o Papa João Paulo II esteve em Liubliana. Junto com a figura do Papa estão também os bispos eslovenos.

Catedral de Liubliana, Eslovênia
Catedral de Liubliana, Eslovênia

5) Ao lado da Catedral fica a Praça Krakov, onde acontece uma feira de rua diariamente pela manhã. E em frente fica o funicular que leva até o Castelo / Liubliana Grad, destruído e reconstruído por diversas vezes já serviu como residencia no período celtico/romano, foi uma fortaleza, arsenal e hospital militar e também uma prisão até o final da segunda guerra mundial.. Pouco sobrou da sua forma original e hoje abriga museus, restaurantes e espaço de eventos (inclusive para casamentos), uma igreja e um pequeno espaço que mostra a prisão. O ponto mais alto é a torre de onde se pode ter uma ótima panorâmica da cidade. Eu particularmente achei bem sem graça, o que compensa é realmente a vista. (Custo do Funicular + Castelo = 10 Euros  e com audioguia 12 Euros).

 

 

6) Descemos o funicular novamente e voltamos ate a prefeitura. Do lado fica o restaurante mais tradicional da capital, a Gostilna SOKOL (End: Ciril Metodov trg, 18 – para o verão sugiro reservar no site com antecedência, o lugar é lotado) . Pedimos a cerveja da casa e a comida mais famosa do país, a linguiça de KRANJ. De sobremesa a GIBANICA, um Bolo esloveno feito com diversas camadas, recheado com com maçã, amêndoas, castanhas e chantilly.

Gostilna Sokol, Restaurante típico em Liubliana, Eslovênia
Gostilna Sokol, Restaurante típico em Liubliana, Eslovênia

7) Saindo do restaurante, fomos até o Mercado Central (só atravessar a praça Krakov) outro famoso ponto turistico de Liubliana. É um projeto bastante inovador, em estilo renascentista e feito entre 1940 e 1944 por Jože Plečnik, um dos grandes nomes de Ljubljana. Ele fez diversas obras arquitetonicas na cidade, mas o Mercado é a mais importante, bem conservada e  majestosa – fica na beira do Rio em meio a diversas colunatas. Lá você pode parar para um café, comer um bolo Gibanica ou o Pódica e quem sabe comprar produtos nacionais e alguns suveniers.

Mercado Central de Liubliana, Eslovênia
Mercado Central de Liubliana, Eslovênia
Mercado Central de Liubliana, Eslovênia
Mercado Central de Liubliana, Eslovênia

8) As Pontes de Liubliana. Ao lado do Mercado Central fica a principal Ponte da Cidade, a Ponte do Dragão, Dragon Bridge ou Zmajski Most. Liubliana é cortada pelo rio Ljiubljianica. Segundo a lenda, a cidade foi fundada por um mitológico herói grego que na nascente deste rio lutou com um monstro e o matou. Este monstro era o dragão liublianense, hoje símbolo da cidade e esta na bandeira da Eslovenia.

Ponte do Dragão, Dragon Bridge ou Zmajski Most em Liubliana, Eslovênia
Ponte do Dragão, Dragon Bridge ou Zmajski Most em Liubliana, Eslovênia
Ponte do Dragão, Dragon Bridge ou Zmajski Most em Liubliana, Eslovênia
Ponte do Dragão, Dragon Bridge ou Zmajski Most em Liubliana, Eslovênia

Atravessando ela e caminhando pelas margens do Rio, você vai acompanhando do outro lado o Mercado Central. A proxima ponte é a Mesarski Most, Butchers Bridge ou Ponte dos Açougueiros. Curiosamente, esta ponte é a Ponte do Amor, onde os apaixonados eternizam o amor com cadeados. Foi projetada em 2010 especialmente para esta finalizade.

Mesarski Most, Butchers Bridge ou Ponte dos Açougueiros em Liubliana, Eslovênia
Mesarski Most, Butchers Bridge ou Ponte dos Açougueiros em Liubliana, Eslovênia

Caminhando mais alguns metros temos outra ponte, a  Ponte Tripla ou Tromostovje. É de lá que começamos o passeio pela manhã, no Centro de Informações Turisticas da cidade. Esta ponte delimita o ponto mais central da cidade, a praça Prešernov, onde fica a Igreja Franciscana e a estátua de Preseren, o principal poeta da cidade. Ele retratava mulheres nos seus poemas e alguns locais até descordam da sua grandiosidade por falar de jovens novas de idade. Mas, gostando ou não, ele tem bastante influencia na capital eslovena.

Ponte Tripla ou Tromostovje e a Igreja Franciscana de Liubliana, Eslovênia
Ponte Tripla ou Tromostovje e a Igreja Franciscana de Liubliana, Eslovênia
Estátua de Preseren em Liubliana, Eslovênia
Estátua de Preseren em Liubliana, Eslovênia

9) Alí ao lado da Igreja Franciscana começa a Rua Copova (Miklosiceva Cesta). Esta rua é conhecida pela arquitetura moderna e de Art Nouveau. Diversos predios chamam atenção, mas nenhum é mais bonito do que o Banco Cooperativo.

Art Nouveau em Liubliana, Eslovênia
Art Nouveau em Liubliana, Eslovênia

10) Caminhamos pela Copova até chegar na Praça Miklosicev (que fica na Dalmatinova Ulica). Conhecemos o pequeno parque e depois seguimos pela Dalmatinova até chegar a Gosposvestska Ulica. Continuamos até a Celovska Ulica, onde fica nossa ultima parada do dia, a Cervejaria Pivovarna Union

Fomos convidados à conhecer a cervejaria através de um tour pela Fabrica, chamado de Union Experience. Fomos recebidos pela Guia super simpática que nos contou a historia da maior cervejaria da Eslovênia nos detalhes. Ficamos impressionados com a Fábrica, com a qualidade do tour e da cerveja, claro! Saímos de lá com a certeza que vale muito a pena incluí-la no roteiro à capital da Eslovênia, pois além da cidade ser pequena e de um dia ser bastante tempo nela, você também consegue ir andando até lá a partir do centro histórico e ter uma experiência unica, bem intimista (poucos turistas no tour e sem aqueles marketing das grandes cervejarias mundiais) e ainda com locais da cidade. Foi incrível e altamente recomendado por nós. O tour dura 1h30min, custa 14 euros e você ganha um copo ou boné da cervejaria. Se você tiver interesse, sugiro ver os horarios ou fazer a reserva pelo site deles, clique aqui

 

 

Por fim, fomos andando da cervejaria para a Estação de trem/ônibus. Pegamos nossas malas no Locker e depois as 20h um onibus para Veneza (4h de viagem).

Vejam outros passeios por Liubliana e Região através da Secretaria de Turismo da cidade.

 

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s