ROTEIRO DE 1 DIA EM MONTEVIDÉU | URUGUAI

Por Ighor Redhd

Em agosto deste ano, fiz uma viagem de dez dias saindo de São Paulo com destino ao Uruguai e Argentina. Eu e mais dois amigos visitamos três principais cidades destes países, Montevidéu, Buenos Aires e Punta del Este.

Neste texto vou relatar um pequeno roteiro de apenas um dia para conhecer a cidade de Montevidéu (na verdade, pelo menos as melhores partes) que, ao meu ver, merece muuuuuito mais tempo do que apenas um dia.

Bom, nós ficamos hospedados em um apartamento que alugamos no AirBnb localizado no bairro de Pocitos, região que eu recomendo de olhos fechados (mas ainda posso fazer um texto à parte sobre as dicas de localização em Montevidéu, né?) e, que tinha acesso para todos os outros lugares que queríamos ir. Minha sugestão para o começo do dia é: tome um bom café da manhã e prepare suas pernas, você vai andar muito. Saindo de Pocitos, procure a Rambla (este nome é dado para as ruas/avenidas que beiram a praia) e siga para o famoso letreiro de Montevidéu. Chegando no letreiro, que fica localizado ali mesmo pertinho da praia, bata suas fotos em grande estilo (ainda mais se o local estiver vazio como foi o meu caso).

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

Depois da famosa foto no letreiro, se você já estiver com fome (isso depende muito do horário que você saiu de casa e do quanto você caminhou na Rambla) como foi o meu caso, você pode encontrar um bom restaurante que eu fui chamado Costa Azul, que fica ali pertinho do letreiro. Lá você pode apreciar o prato que você mais vai ver no Uruguai, que é o Chivito, com o suco/refrigerante que você também mais vai ver por lá, que é do sabor Pomelo. Uma dica muito importante é: em todo lugar que você for comer em território Uruguaio, use seu cartão de crédito, pois nós não pagamos uma taxa chamada IVA quando usamos o cartão, e isso resulta em mais de 15% de desconto em tudo que for do ramo alimentício.

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

3
Depois que você já comeu do bom e do melhor da culinária Uruguaia (calma que ainda
falta o churrasco, e você vai se surpreender com ele, confia em mim), agora é hora de partir para a parte mais legal para quem gosta de caminhar e ver coisas antigas, o bairro Cidade Velha (Ciudad Vieja). Saindo do restaurante Costa Azul, você pode dar uma caminhadinha até o primeiro ponto de ônibus que encontrar, e procurar pelo ônibus que indique Ciudad Vieja/Plaza Independencia (não me lembro o número do ônibus ). Eu aconselho vocês a descerem logo quando o ônibus chegar na Praça Independência, que é muito bonita e possui uma incrível arquitetura e, a mais marcante estátua bem ao centro. E logo ali em frente, você já pode ver o portal da “Ciudad Vieja”, onde tudo vai começar.

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

Quando você passar por este portal, aí sim vai começar a aventura. Ande muuuuuito, e
aproveite cada lojinha e cada pessoa que vende artesanato e suvenir por ali, vale muito a
pena. E quando você achar que já andou muito, ande mais um pouco, por que este bairro é oferece muito mais do que você imagina (pelo menos foi o que aconteceu comigo) entre
músicas, lojas, restaurantes, artes e muitas outras coisas. Ah, e claro, não deixe de ir ao “Mercado do Porto”, onde você vai encontrar a maior concentração de churrascarias que você já viu na vida, mas você tem que ser forte e não comer por lá por que é bem caro (e para o seu jantar eu vou propor uma outra churrascaria bem mais barata e muito boa). Aproveite este bairro, por que ele é muito simbólico e bastante marcante para a cidade de Montevidéu.

Partindo da ideia que você já andou muito, e já está bastante cansado, vou só propor mais uma coisinha (e depois você já pode ir para o seu apartamento/hostel/hotel, tá?) que é conhecer a avenida “18 de Julio” e a “Fonte dos Cadeados”. E depois já pode pegar o ônibus ali mesmo para o lugar que você está hospedado, ali passa ônibus para tudo quanto é lugar.

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

6
Chegou em casa? Já tomou aquele banho? Então, agora vou te dar uma sugestão para comer um bom churrasco. Eu não optei (e também te dei a dica) por não ir em nenhum dos restaurantes do Mercado do Porto, justamente por que vou te apresentar uma churrascaria que eu provei e aprovei por lá. É uma churrascaria bem pequena, com um precinho bastante amigável e que capricha demais nos seus pratos.

O nome da churrascaria é “Montecito Parrillada”, e fica na rua “Camino de Los Hormigueros”, ali pertinho daquele restaurante Costa Azul que eu te indiquei a comer no
almoço. Minha dica de prato é: (não me lembro o nome em espanhol) um prato com queijo derretido que é incrivelmente bom, e com ele você come seu churrasco da melhor forma. APROVEITE!

8
Depois do jantar, pode ir caminhar pela Rambla ou ir descansar no local que você está
hospedado (afinal você andou muito hoje), e assim finalizamos este dia maravilhoso em
Montevidéu.

É claro que a cidade de Montevidéu merece muito mais do que apenas um dia (eu por exemplo, fiquei 3 dias na cidade) e, que para esse roteiro, tive que abrir mão de algumas outras atrações como por exemplo o incrível estádio Centenário, palco da final da primeira Copa do Mundo que existiu (que se você como amante de futebol, como eu sou, não pode deixar de ir). O roteiro pode ser mudado, e isso é muito bom, pois tudo pode mudar para cada viajante, seja por questões financeiras, climáticas ou até mesmo por gostos pessoais.

Aproveite o Uruguai, é um país incrível e fico feliz por ser palco da minha primeira viagem internacional.

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

Ah… E sobre aquela dica que eu dei do desconto do IVA, que nós brasileiros não pagamos no Uruguai quando pagamos com nosso cartão de crédito. Aqui em baixo vou deixar a foto de uma notinha de um restaurante que fui e com o desconto. A conta havia dado 280
pesos uruguaios, e quando passamos na máquina de cartão o desconto automáticamente já cai. A diferença de 50 pesos uruguaios resulta em mais de 17% de desconto!

Roteiro de um dia em Montevidéu
Roteiro de um dia em Montevidéu

Finalizo aqui, meu primeiro (espero que seja o primeiro de muitos) textos que faço para o blog “Do Norte Ao Sul”. Agradeço imensamente pela oportunidade, e fico muito feliz em ajudar a iniciativa.

Muito obrigado e boas viagens!  Ighor Redhd | @to.trip

Anúncios

Um comentário sobre “ROTEIRO DE 1 DIA EM MONTEVIDÉU | URUGUAI

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s