Por Mariana Piana (do Sul)
A segunda parada do meu circuito fica em Valparaíso, uma colorida cidade portuária espalhada por 21 morros (ou cerros), cada um com sua própria escadaria ou velho elevador, os ascensores. A cidade era uma das paixões do poeta e eu também amei a atmosfera do lugar! Certamente voltaria e ficaria alguns dias por lá.
O nome La Sebastiana foi comprada inacabada e em homenagem ao espanhol que a arquitetou, Sebastián Callado recebeu este nome. A casa tem cinco andares e foi divida com alguns amigos – que ficaram com o porão e os dois primeiros pisos e Neruda ocupou o terceiro e o quarto, porque o que lhe interessava ali era a vista do pacífico. Neruda comprou a casa em 1959, depois de cansar de Santiago. Ele queria um lugar confortável, barato e autêntico, onde pudesse escrever e viver tranquilo, longe da turbulenta e incansável capital.
Ele conta, em suas memórias, que redecorou o lugar como uma “casa de brinquedo”, com memórias de sua infância, além de varias coleções como mapas antigos, pinturas, relíquias do mar, entre outras. E em 1973 a casa foi vandalizada depois do Golpe de Pinochet. Foi restaurada em 1991 com suporte da Telefônica da España e abriu ao publico em 1992.
“La casa crece y habla,
se sostiene en sus pies,
tiene ropa colgada en un andamio,
y como por el mar la primavera
nadando como náyade marina
besa la arena de Valparaíso.”






Mais informações:
- La Sebastiana – Endereço: Ferrari 692, Cerro Florida – Valparaíso Funcionamento Terça à domingo, de 10h10 às 18h . Preço: CPL7.000 (R$35,00) Os horários e preços podem variar, acesse: http://www.fundacionneruda.org/
4 comentários sobre “La Sebastiana – A casa de Pablo Neruda em Valparaído”