Por Mariana Piana (do Sul)
La Chascona foi a primeira casa conheci no meu tour pelas casas-museus de Pablo Neruda. Situada em Santiago, no bairro boêmio e charmoso de Bellavista, Neruda começou a construir a casa em 1953 para Matilda Urritia, seu amor secreto até então. Em 1955 se separou oficialmente de Delia e se mudou com Matilda para a casa. Em sua homenagem batizou a casa de “La Chascona” que significa “descabelada/emaranhada”, em referencia aos cabelos esvoaçantes, selvagens e ruivos de Urritia.
A casa está em um estado tão impecável de conservação que é difícil imaginar que ela foi invadida e vandalizada durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973. Neruda era aliado próximo do presidente deposto Salvador Allende e comunista assumido – o que o tornou um inimigo mortal dos simpatizantes da ditadura de Augusto Pinochet. Ela foi restaurada por Matilda, familiares e amigos e hoje é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade de Santiago.
A casa fica aos pés do morro San Cristóbal. Foi em La Chascona que Neruda foi velado, neste dia milhares marchassem pelas ruas de Santiago com seu caixão, em uma procissão que terminou na frente de “La Chascona”. Matilde Urrutia escolheu continuar vivendo ali até o ano de sua morte, em 1985.
Aqui Neruda guardava os quadros presenteados por importantes pintores amigos seus, que acabaram constituindo uma valiosa pinacoteca. A peça mais carismática é um retrato de Matilde com duas caras, feito por Diego Rivera, no qual se percebe um perfil de Neruda entre os cachos de Matilde.
Nesta casa duas informações do audio guia chamam atenção: O poeta apreciava pequenas brincadeiras. O saleiro e pimenteiro da casa trazem os rótulos “morfina” e “maconha”









Mais informações:
- La Chascona – Endereço: Fernando Márquez de la Plata 192, Bellavista – Santiago Funcionamento: Terça à domingo, de 10h às 18h. Preço: CPL7.000 (R$35,00) Os horários e preços podem variar, acesse: http://www.fundacionneruda.org/
Confira as outras 2 casas de Neruda:
5 comentários sobre “La Chascona – A casa museu de Pablo Neruda em Santiago”