Por Mariana Piana (do Sul)
Minha terceira e melhor parada do tour de Neruda foi a remota Isla Negra na pequena cidade de El Quisco e de frente com o pacífico. É a que tem o acesso mais difícil, mas que pra mim valeu cada minuto de deslocamento. Esta foi a primeira casa do poeta, comprada em 1939 e rebatizada Isla Negra porque ali Neruda se sentia “ilhado” para criar e escrever. E foi nesta casa que ele escreveu parte importante da sua obra literária;
Nesta casa, mais do que as outras duas, a paixão por coleções de Neruda se sobresai, geralmente vinculadas ao mar. São tantas exuberantes que você logo pensa “e eu com a minha coleção de chaveirinhos e imãs rsrs”. Por lá você encontra coleção de miniaturas de barcos dentro de garrafas, dentes de baleia, pilas, borboletas, garrafas, carrancas de barcos enormes, conchas, e muito mais. Além das coleções, Neruda homenageou várias pessoas em seus cômodos de Isla Negra, como a locomotiva do jardim que homenageia seu pai, um ex-ferroviário. Além da casa ser em formato de barco, mostrando o fascínio de Neruda pelo mar, a casa conta também com uma enorme parede de pedras, feita por Maria Martner, amiga que dividia a casa de Valparaíso e que construiu um mural de pedras na casa La Chascona (foto acima).
A casa, legada ao Partido Comunista, foi expropriada pelo governo. Depois da redemocratização, foi cedida à Fundação Neruda, que realizou o desejo do poeta de ser enterrado ali ao lado de Matilde. É possível visitar apenas o túmulo (e por conseqüência os jardins) sem pagar ingresso.









Dentro de Isla Negra fica um dos restaurantes que mais gostamos da nossa viagem. O El Rincon del Poeta. A comida estava deliciosa (são especializados em frutos do mar), a sobremesa inesquecível e atendimento ótimo. No dia que fomos estava chovendo bastante e por isso nao tinha fila. Mas se o dia estiver ensolarado, sugiro reservar.
Mais informações:
Isla Negra – Endereço: Poeta Neruda s/nº, Isla Negra – El Quisco Funcionamento: Terça à domingo, de 10h às 18h. Preço: CPL7.000 (R$35,00)
Os horários e preços podem variar, acesse: http://www.fundacionneruda.org/
4 comentários sobre “Isla Negra – A casa de Pablo Neruda em El Quisco, de frente ao pacífico”