Circuito Pablo Neruda – Conheça as três casas museus de Neruda no Chile.

Por Mariana Piana (do Sul)

Neftali Reyes Basualto, mais conhecido como Pablo Neruda, nasceu em 12 de Julho de 1904 na cidade de Parral, Chile e morreu em 1973. Em menos de 70 anos de vida, foi considerado um dos mais importantes escritores em língua castelhana e poeta chileno.

Aos 21 anos mudou-se para Santiago. Em 1924 entrou para a carreira diplomática, se tornando cônsul ficando até 1936. Em 1943 é eleito senador da Republica, com fortes ideias e contra uma série de acontecimentos no país, é perseguido e se exila na Europa.

Em 1971 recebe o Premio Nobel de Literatura em 1971, dois anos antes da sua morte. Em 1973, Neruda abriu mão de sua candidatura à presidência da república do Chile, em favor do socialista Salvador Allende, que possuía as mesmas afinidades ideológicas do poeta. É designado embaixador na França, mas doente retorna ao Chile em 1972 e falece em 1973, poucos dias depois de seu amigo Allende se suicidar e 12 dias após o golpe militar de Augusto Pinochet.

Nestes 69 anos de vida teve três esposas e algumas amantes. Em 1930 ele se casou com a holandesa Maria Antonieta Hagenaar, sua primeira esposa, com quem teve uma filha, Malva Marina, que morreu aos oito anos de idade vítima da hidrocefalia. Ainda casado se apaixonou pela artista plástica argentina Delia del Carril, 20 anos mais velha. Casado No México e ainda casado com Delia, começou um caso secreto com a soprano chilena Matilde Urrutia, que veio a ser sua terceira esposa, com quem passou seus últimos dias na casa de Isla Negra, onde estão os túmulos de ambos.

AS 3 CASAS DE PABLO NERUDA:

Pablo viveu intensamente sua vida nas três casas que  hoje formam o Circuito Pablo Neruda de casas-museus. Visitei recentemente (julho/2017) as três e relato minha experiência. 

O Circuito é formado por 3 casas de Pablo Neruda no Chile: La Chascona em Santiago, La Sebastiana em Valparaíso e Isla Negra em El Quisco. As casas são super charmosas, cheias de personalidade e todas com peculiaridades e arquitetura e decoração inusitadas e interessantes, que revelam segredos e histórias de Pablo, como as grandes coleções do poeta. Em todas elas a entrada inclui audio-guia no valor do ingresso, que em jul/2017 custou CPL7.000 pesos chilenos (aprox. R$35,00)

LA CHASCONA

La Chascona  - Casa Museu de Pablo Neruda em Santiago

La Chascona foi a primeira casa conheci no meu tour pelas casas-museus de Pablo Neruda. Situada em Santiago, no bairro boêmio e charmoso de Bellavista, Neruda começou a construir a casa em 1953 para Matilda Urritia, seu amor secreto até então. Em 1955 se separou oficialmente de Delia e se mudou com Matilda para a casa. Em sua homenagem batizou a casa de “La Chascona” que significa “descabelada/emaranhada”, em referencia aos cabelos esvoaçantes, selvagens e ruivos de Urritia.

Continue lendo sobre La Chascona aqui.

LA SEBASTIANA

La Sebastiana em Valparaíso- Circuito Casas Museus de Pablo Neruda
La Sebastiana em Valparaíso- Circuito Casas Museus de Pablo Neruda

A segunda parada do meu circuito fica em Valparaíso, uma colorida cidade portuária espalhada por 21 morros (ou cerros), cada um com sua própria escadaria ou velho elevador, os ascensores. A cidade era uma das paixões do poeta e eu também amei a atmosfera do lugar! Certamente voltaria e ficaria alguns dias por lá.

Continue lendo sobre La Sebastiana aqui

ISLA NEGRA

Isla Negra em El Quisco- Circuito Casas Museus de Pablo Neruda
Isla Negra em El Quisco- Circuito Casas Museus de Pablo Neruda

Minha terceira e melhor parada foi a remota Isla Negra na pequena cidade de El Quisco e de frente com o pacífico. É a que tem o acesso mais difícil, mas que pra mim valeu cada minuto de deslocamento. Esta foi a primeira casa do poeta, comprada em 1939 e rebatizada Isla Negra porque ali Neruda se sentia “ilhado” para criar e escrever.  E foi nesta casa que ele escreveu parte importante da sua obra literária;

Continue lendo sobre Isla Negra aqui

 

E se você não gosta de poesia, é certo que vai gostar de visitar essas casas-museus que remontam à vida e universo do poeta e do seu país, o Chile.

Anúncios

4 comentários sobre “Circuito Pablo Neruda – Conheça as três casas museus de Neruda no Chile.

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s