Bate e Volta de Munique à Salzburg – Roteiro de 1 dia na cidade de Mozart e da Noviça Rebelde.

Por Mariana Piana (do Sul)

Estive em Março/2017 em Munique (Alemanha) em fiz um bate e volta para Salzburg, na Áustria. Confesso que amei a cidade e achei um dia insuficiente para ver tudo. Mas se você tem opção de um dia, aqui sugiro um roteiro à pé pela cidade, conforme rota abaixo.

Salzburg é compacta, pequena e você consegue facilmente conhecer a maioria das atrações turísticas à pé. É uma cidade super charmosa, cercada pelos alpes e parece ter saído de uma história de fadas. Tudo muito limpo, organizado, pessoas educadas e muito bem conservado, além de ter seu centro histórico declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996.

A cidade é também conhecida pelo Festival de Musica de Salzburg que todo verão trás para cidade muitas pessoas e também pelas cervejas. Há mais de 600 anos cervejas são produzidas na cidade por amor e com atenção para a qualidade e pureza. O resultado é uma variedade de cervejas e cervejarias ricas em tradições com uma longa história.

1.Salzburg Hbf : Se você chegar pela estação central de trem de Salzburg (que fica há 10 minutos à pé do centro histórico) vá ate o guichê de informações turísticas e peça um  mapa da cidade.  Depois é hora de bater perna! Vamos?

Salzburg Hbf
Salzburg Hbf

2.Mirabell Platz: A primeira parada do dia. E não podia começar melhor!   Um tesouro no centro de Salzburgo. As flores e suas formas na primavera e verão são lindíssimas e deixam tudo muito charmoso. Por lá você encontra jardins, uma linda igreja, lojas, restaurantes e o Palácio do Amor. Foram nestes jardins que a Noviça Rebelde e as crianças Von Trapp apareceram cantando “dó, ré, mi” no filme da Noviça Rebelde.

Nos Jardins, uma linda fonte de Pegasus (obra de Kaspar Gras de Innsbruck) foi instalada em 1913. As quatro estátuas ao redor do chafariz foram esculpidos em 1690 por Ottavio Mosto e simbolizam os quatro elementos: ar, fogo, água terra. O Teatro Hedge iniciado em 1704 está localizado na parte principal dos Jardins de Mirabell e é um dos teatros mais antigos e lindos dos Alpes.

O Palácio foi construído em 1606 pelo arcebispo de Salzburgo Wolf Dietrich von Raytenau  como declaração de seu amor por Salome Alt e por isso recebeu o nome de “Altenau (Alt e Enau) Palácio”. Neste palácio nasceram 15 crianças filhos desde casamento, porém apenas 10 sobreviveram. Após a morte de Wolf, o palácio passou a se chamar “Mirabell” por seu sucessor, Markus von Sitticus Hohenems e desde então, o Palácio Mirabell se tornou a residência oficial dos sacerdotes da cidade por mais de 200 anos.

Mirabell Platz - Salzburg
Mirabell Platz – Salzburg

Mirabell Platz - Salzburg
Mirabell Platz – Salzburg

Estatua por Ottavio Mosto - Mirabell Platz - Salzburg
Estatua por Ottavio Mosto – Mirabell Platz – Salzburg

3.Casas onde Mozart e Christian Doppler moraram: Depois de desbravar o palácio e jardins de Mirabell siga para a Casa onde Wolfgang Amadeus Mozart morou e que hoje é um museu, a Mozart Wohnhaus. Fica praticamente em frente à Mirabel Platz e ao lado da casa onde Christian Doppler (1803 – 1853) morou. Doppler foi um físico austríaco, muito famoso por descobrir o chamado efeito Doppler.

Casa de Christian Doppler - Salzburg
Casa de Christian Doppler – Salzburg

4.Ponte Makarststeg e o Rio Salzach: A Ponte é apenas para pedestres e ponto turístico especialmente para os casais <3. Conhecida como Ponte dos Cadeados, os pombinhos deixam seu cadeado simbolizando a eternidade do seu amor. Nesta ponte se tem uma das melhores vistas de Salzburg na minha opinião, com todo o centro histórico, o lado menos desbravado da cidade, a Fortaleza de Salzburg e o rio Salzach, com água cristalina originaria das geleiras.

Salzburg - Áustria
Salzburg – Áustria

5.Restaurante e Cervejaria Sternbrau:  Este restaurante fica em uma ruelinha bem simpática onde tem muitos restaurantes! É a cervejaria mais conhecida da cidade e tipicamente austríaca que existe desde 1542. Eu adorei a comida, mas o atendimento achei super ruim e demorado! Comi um típico prato austríaco, o Schnitzel  ou conhecido por nós como bife a milanesa. Ah, e no calorzinho o biergarden deles é maravilhoso!!! (Endereço: Griesgasse 23).

Restaurante e Cervejaria Sternbräu - Salzburg
Restaurante e Cervejaria Sternbräu – Salzburg

 Restaurante e Cervejaria Sternbräu em Salzburg
Restaurante e Cervejaria Sternbräu em Salzburg

O Schnitzel - Restaurante e Cervejaria Sternbräu
O Schnitzel – Restaurante e Cervejaria Sternbräu

Biergarten
Biergarten da Sternbrau – Salzburg

6.Getreidegasse (Rua principal): Chegou a hora de passear por uma das ruas mais movimentadas e simpáticas de Salzburg cheia de lojas famosas e lojinhas tradicionais.  Repare que as fachadas das lojas tem plaquinhas com ornamentos/ilustrações/desenhos que de certa forma descreviam o ramo de negócio. Esse era um costume da era medieval, em que as pessoas não sabiam ler e que os desenhos indicavam o que era o que. Legal né?! Até o Mcdonalds adota! Nesta rua aproveite para comprar suveniers, tomar um café no Café Mozart (nº22, de 1922), comer as deliciosas Mozart Balls e ver a prefeitura de Salzburgo (procure pela torre com o relógio). Esta rua é considerada um dos centros comerciais mais bonitos da Áustria.

Se não quer perder tempo e dinheiro almoçando em restaurante, a Balkan Grill com lanches (salsicha em baguette) no melhor estilo “fast food austríado” é uma boa dica! Mas pode ser que tenha fila, afinal é considerado o melhor da cidade, com 50 anos de existência 🙂

Getreidegasse - Salzburg
Getreidegasse – Salzburg

Getreidegasse  - Salzburg
Getreidegasse – Salzburg

Mozart Ball - Getreidegasse  - Salzburg
Mozart Ball – Getreidegasse – Salzburg

7.Casa onde Mozart nasceu: Ainda na Getreidegasse, nº9 fica a casa onde Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756. A família de Mozart morou no 3º andar do prédio entre 1747 e 1773. No ano de 1880 a casa virou um museu e muita gente visita salzburg só pra entrar nesta relíquia de Mozart! 

Mozarts house - Salzburg
Mozarts house – Salzburg

Mozarts house - Salzburg
Mozarts house – Salzburg

8. Goldgasse (Rua do Ouro): Quase no final da rua Getreidegasse fica um beco bem estreita e pequena chamada Goldgasse, ou Rua do Ouro. Esta repleta de joalherias e lojas de antiguidades.

9. Mozartplatz:  A Praça de Mozart fica no coração do centro antigo de Salzburg, perto do Novo Palácio (Neue Residenz) e no final da rua Getreidegasse. No centro desta praça uma estátua dedicada à Mozart. Os dois filhos de Mozart estavam presentes na abertura  do memorial, e a sua viúva do músico morreu em uma casa situada na praça, apenas 6 meses antes da cerimonia de inauguração.

Nesta praça fica também o Neue Residenz ou Nova Residência, que  foi utilizada como moradia temporária enquanto era construída a residência dos bispos.

Estatua de Mozart na Mozartplatz. Ao fundo o Museu de Salzburg e o Neue Rezidenz
Estatua de Mozart na Mozartplatz. Ao fundo o Museu de Salzburg e o Neue Rezidenz

A charmosa Mozartplatz - Salzburg
A charmosa Mozartplatz – Salzburg

10. Residenzplatz: Coladinho com a Mozart Platz, fica o Residenz que foi a residência principal dos príncipes e arcebispos de Salzburgo, que lideraram a cidade por vários séculos. Este local, junto com a Catedral formam o Dom Quartier e foi o centro cultural-espiritual-religioso de Salzburg e todo seu poder. Por isso, ao visitar o local você não ficará surpreso com tamanha riqueza que eram utilizados pela elite.

Residenz de Salzburg
Residenz de Salzburg

12. A Catedral de Salzburg: fica na DomPlatz, e ela é considerada o ponto central da cidade antiga de Salzburg. Ela foi construída em 767 e em 1167 foi destruída por um incêndio. Em 1598 outro incêndio destruiu grande parte da catedral e em 1628 a Catedral foi reconstruída,  tornando-se a primeira igreja em estilo barroco nos Alpes austriacos. Em  16 de outubro de 1944 uma bomba aérea destruiu a cúpula da Catedral que foi reconstruída durante o difícil período do pós guerra. A Catedral só foi reaberta em 1º de maio de 1959.

É como se fosse o centro da cidade velha de Salzburg e além da maior igreja da cidade, o  maior museu de Salzburgo também esta lá. A praça tem vários pontos importantes e lugares escondidos a serem explorados, como por exemplo a Immaculate Column (Coluna Imaculada) construída entre 1766 e 1771.  Se trata de uma estátua da Virgem Maria que mistura escultura em mármore com ferro fundido, é o foco da atenção no centro da praça.

A Catedral de Salzburg
A Catedral de Salzburg

A Catedral de Salzburg
A Catedral de Salzburg

DomPlatz em Salzburg
DomPlatz em Salzburg

13. Kapitelplatz: Ao lado da Catedral tem outra praça, a Kapitelplatz. Três grandes atrações na praça: A Fonte de Netuno, de 1732 que servia para dar banhos nos cavalos, a Sphaera, da Salzburg Foundation, uma instituição dedicada à arte em espaços públicos. A esfera dourada tem 5m de diâmetro e 9m de altura com uma estátua de um homem no topo olhando para a Fortaleza de Hohensalzburg. E por fim uma feirinha de doces e suveniers que acontece frequentemente por lá!

Kapitelplatz e a Sphaera de Salzburg
Kapitelplatz e a Sphaera de Salzburg

14. Igreja Franciscana (Franziskanerchurch): Em frente à Catedral fica a Igreja Franciscana, uma das construções mais antigas da cidade. O teto é magnífico!

Igreja Franciscana de Salzburg (Franziskanerchurch)
Igreja Franciscana de Salzburg (Franziskanerchurch)

Igreja Franciscana de Salzburg (Franziskanerchurch)
Igreja Franciscana de Salzburg (Franziskanerchurch)

15. Abadia de São Pedro:   Fundada em 696 com  o objetivo de ajudar na propagação e trabalhos de missionários na área dos Alpes. A abadia é um mais belo exemplo do estilo rococó. Os detalhes são de encher os olhos! Simplesmente impressionou!

Abadia de São Pedro - Salzburg

Abadia de São Pedro - Salzburg
Abadia de São Pedro – Salzburg

Abadia de São Pedro - Salzburg
Abadia de São Pedro – Salzburg

16. Cemitério e Catacumbas de São Pedro (Petersfriedhof):  O cemitério de São Pedro é um dos mais belos da Europa, e uma das atrações de Salzburgo mais visitadas.  Eu particularmente ameiii conhecer este lugar e teria desbravado mais se tivesse mais tempo. Fica ao ladinho da Abadia de São Pedro e encontado na montanha Festungsberg, e  mais parece um lindo jardim  da abadia. As tumbas são lindissimas, tem ornamentos super charmosos e cheias de flores  e velas alegrando o lugar.

No final do cemitério (em um portão mal sinalizado) tem uma saída que estará super proximo do funicular que leva até a Fortaleza de Salzburg.

Cemitério e Catacumbas de São Pedro (Petersfriedhof) - Salzburg
Cemitério e Catacumbas de São Pedro (Petersfriedhof) – Salzburg

17. Fortaleza de Salzburg (Festung Hohensalzburg):  Essa é a impressionante fortaleza medielval de Salzburg, no qual temos uma vista MARAVILHOSA de toda cidade e dos alpes. Foi construída em 1077 sob as ordens dos príncipes-arcebispos de Salzburg, que controlou a cidade por boa parte de sua história.

Como foi o ultimo local de visita e fui em época de inverno, a fortaleza fechava as 17h, então não pude ficar muito tempo! Fique atento aos horários.

O funicular custa aproximadamente para adultos € 12.00 e crianças (6-14 years) € 6.80  (ida e volta). Veja horários de funcionamento aqui.

Foi para fechar a visita à cidade com chave de ouro!

IMG_9967IMG_9919117881273_778448292329833_5950948553231695872_n

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s