De carro pela Estrada Real e cidades históricas de Minas Gerais: Roteiro de 4 dias

Por Mariana Piana

Recentemente fiz uma viagem para Minas Gerais com a minha mãe e avó. Foram seis dias em uma viagem de carro e nosso roteiro incluiu (além de um dia em BH e um dia em Inhotim) quatro dias pelas nas cidades históricas de Congonhas, São João del Rei, Tiradentes, Mariana e Ouro Preto.

Meu estilo de viagem preferido são as que combinam cidades fotogênicas com história cultura e natureza, e por isso este roteiro foi tão perfeito. Sempre imaginei essa região do Brasil como uma das mais bonitas, mas superou as minhas expectativas. As cidades “pararam no tempo” com suas riquezas, além é claro, da gastronomia e do povo mineiro sempre acolhedor, simpático e prestativo. Adorei Minas Gerais e já quero voltar  <3!

Em seguida relato em alguns posts como foram os 4 dias de viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais. Alugamos um carro em Belo Horizonte e partimos rumo à Estrada Real (quando você percorre as cidades históricas, a Estrada Real vem de graça rs).

Esta Estrada tem quatro rotas e fizemos a rota do Caminho Velho, ou Caminho do Ouro que foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar Paraty à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século XVII, o percurso levava 60 dias para ser feito pelos tropeiros a cavalo. Na Estrada Real existem várias sinalizações/totens, mostrando onde os eixos principais dos caminhos estão situados (é bem parecido com as sinalizações do Caminho de Santiago).

sem-titulo

img_3045

Se você optar pelo Caminho Velho, na estrada saindo da cidade de Congonhas em Direção à São João del Rei, existem dois pontos legais para uma pausa com lanchinho: nós paramos em um restaurante na beira da estrada chamado “Café com Prosa” na BR-383 entre os municípios de Entre Rios e Lagoa Dourada. Lá provamos o tradicional e delicioso pão de queijo com linguiça. Seguindo mais uns km’s, a cidade de Lagoa Dourada é a cidade do Rocambole, você não vai deixar de notar isso na sua passagem por lá, pois por toda cidade tem letreiros com “Rocamboles”.

O que ajuda muito na realização desta viagem de carro é a proximidade entre algumas cidades como Ouro Preto e Mariana (15km de distância) e São João Del Rei e Tiradentes (10 km de distância). Isso faz com que você tenha de estabelecer menos bases/hotéis durante o roteiro, não precisando trocar muito de hotel (a não ser que você queira).

Agora aperte o cinto, o roteiro de 4 dias pelas cidades históricas de Minas Gerias chegou, clique na cidade para conferir:

1º Dia – Congonhas (manhã) – Clique Aqui

1º Dia – São João del Rei (tarde) – Clique Aqui

2º Dia – Tiradentes (1 dia) – Clique Aqui

3º Dia – Mariana (1 dia)  – Clique Aqui

4º Dia – Ouro Preto (1 dia)

Confira também o roteiro de 1 dia em Belo Horizonte (Clique Aqui) e 1 dia em Inhotim (Clique Aqui)o maior museu a céu aberto da América Latina a 60 km de BH, perfeito para um bate e volta.

 

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s