Por Mariana Piana (do Sul)
Há duas semanas fomos passar o final de semana em São Roque, no Interior de SP. A cidade fica a 70 km da Capital, São Paulo e 110 km de Campinas, portanto uma ótima opção de bate e volta ou de um final de semana para moradores ou visitantes destas regiões.
A cidade tem diversos atrativos, mas o Roteiro do Vinho é a mais famoso deles. Por lá você encontra mais de 10 vinícolas e uma excelente estrutura para receber turistas.

Sugiro aqui um roteiro de um dia em São Roque:
- Comece o dia visitando uma Vinícola. Escolhemos a Vinícola Góes para fazer a visitação com direito a conhecer sua estrutura, processo fabril e uma degustação de vinhos.
Chegando na Vinícola e fomos surpreendidos desde a entrada. É um lugar lindo, com uma estrutura muito próxima à grandes vinícolas de outros países que já conhecemos. Compramos o tour clássico das 10h30 para visitar a vinícola. Este tour é permitido no máximo 30 pessoas, portanto se for um dia movimentado na cidade, chegue mais cedo do horário previsto. Dura aproximadamente 1h30.
Fomos atendidos pela Laís, que desde o início do tour foi atenciosa e bastante detalhista em suas explicações sobre todo o processo. Explicou que a vinícola é de 1938 e só em 1963 que começou a vender seus vinhos e participar da grande da Festa do Vinho (na época recebiam em torno de 1000 ônibus de excursão). A Vinícola Góes é uma das únicas que faz todas as etapas da produção do vinho na região e já ganhou um super prêmio com um de seus vinhos, o Tempos Philosophia, que foi campeão no melhor vinho do Brasil na categoria Cabernet Franc em 2014 na 22ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos. Um vinho feito com 100% de uvas locais, vindas de uma fazenda de 90 hectares e com mais de 3 milhões de reais em investimento para desenvolvimento das frutas.









Se o enoturismo é sua praia e a Vinícola Goes é pouco para sua sede, a Rosana do iFriend tem um tour interessantíssimo por todas as vinícolas da cidade. Reserve já.
- Depois da Vinícola a sugestão é almoçar ainda na Estrada do Vinho. Por lá existem diversas opções, mas a nossa sugestão é o Restaurante Português (mais especificamente da Ilha da Madeira), Quinta do Olivardo
Este foi o ponto auge da viagem. Não sei se tenho a capacidade de definir este lugar, mas um dia lá é insuficiente, preciso voltar! Fizemos a reserva por telefone e chegamos no horário agendado. Fomos muito bem recebidos e como estávamos com cachorros ficamos na área destinada aos pets.
As louças em estilo português, as comidinhas, doces, vinhos, vinhedos e a história do local… tudo muito lindo e de excelente bom gosto. Depois de almoçar você ainda pode aproveitar para curtir a propriedade, que parece mais “um sítio” de amigos queridos e ótimos anfitriões e comprar produtos locais e portugueses como Bolo de Mel, Bolo de Caco, Ovos Moles de Aveiro, etc.
Por lá acontecem diversos eventos legais como a pisa da uva e as noites de fado ao vivo. Acesse o site para saber mais http://www.quintadoolivardo.com.br/










- E pra fechar o dia, que tal um passeio diferentão? Esquiar, praticar snowboard ou patinar no gelo pelo Interior de SP! Um passeio bem divertido para adultos e crianças no Ski Mountain Park.
O Ski Mountain Park fica à 1.200m acima do nível do mar, rodeado de muita mata atlântica nativa e reúne as melhores opões de lazer para toda a família em qualquer das estações do ano, como: Pista de Esqui e snowboard, pista de patinação, arvorismo, paintball, trilha, tobogã, escalada, teleférico, etc.
Lá existem opções para alimentação e o preço dependerá das atividades que você fizer, veja no site mais informações: http://www.skipark.com.br
Atendimento: Nas temporadas de janeiro e de julho, o parque está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Nos outros meses do ano, o parque está aberto aos sábados, domingos, feriados e feriados prolongados, das 10h às 18h.







DICA EXTRA:
Se você visitar a cidade entre Julho e Setembro fique atento às datas do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos que acontece geralmente entre estes meses no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku. Em 2017 aconteceu nos dias 01 e 02/07/2017 e por este motivo resolvemos dormir na cidade e aproveitar o domingo no Festival.
O Festival de cerejeiras visa promover a cultura japonesa, com diversos eventos desde comidas típicas, danças, folclóricas, oficinas culturais e vendas de produtos e plantas orientais. A entrada é franca.
Impressões gerais: A localização é em um parque (Parque do Carmo) bem isolado da cidade onde carros não possuem fácil acesso e nem acessibilidade para deficientes físicos. Para chegar, ficamos aproximadamente 1h no trânsito e achar estacionamento para o carro foi difícil. Para chegar do estacionamento ao local das tendas andamos mais de 1 km. Achei o espaço pequeno para a quantidade de pessoas, a estrutura das tendas pequena (estava chuviscando) e com poucas mesas e cadeiras. Muita fila para comprar comidas/bebidas e pouca sinalização dos espaços, como: praça de alimentação, venda de produtos japoneses, venda de mudas/plantas e a parte das cerejeiras.
Não sugiro visitar o Parque do Carmo durante o festival (rs). Achei muito trabalhoso e estressante todo o deslocamento. A sugestão é visitar o Parque em algum dia fora do festival, para ver as cerejeiras, que são lindíssimas.







Obrigada!
Olá, obrigado pelas dicas! Como vcs fizeram na vincula com o pet? Gostaríamos de ir com o nosso mas também fazer degustação de vinho.
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Bruno. Nós ficamos em um hotel, pra voltar cedo no dia seguinte. Então o cachorro ficou no hotel enquanto estávamos na Vinícola. O que te sugiro é ligar na Vinícola para ver se tem alguma solução.
Abraços
Mariana
CurtirCurtir
Obrigado pelo retorno Mariana. O hotel que voces ficaram era legal? Pra ficar com pet era tranquilo?
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Spazio di Garda era o nome do hotel. Super tranquilo para pet com um grande gramado. Foi ótimo! Bjs e boa viagem
CurtirCurtir
Ótimas dicas !! Eu goataria de saber De quanto mais ou menos foi o investimento para o primeiro dia, e também para o final de senana? Obrigada!!
CurtirCurtir
Ótimas dicas, pela manhã quando foram na vinícola você estavam com o cachorro também ??
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
DEsculpe, não tinha visto a pergunta acima!!
CurtirCurtido por 1 pessoa