10 lugares e um roteiro à pé pelo centro de Londres

Por Mariana Piana (morei em Londres entre 2005/2006)

Andar pelo centrão de Londres é uma delícia! Você vai encontrar diversos destinos para compras, museus, galerias, praças, cultura e entretenimento.

1Picadilly Circus

Comece a caminhada por Picadilly Circus (metro Picadilly Circus). Lá tem um dos cenários mais famosos e fotografados de Londres, a Piccadilly Lights, ou telão multicolorido de propagandas. Tem o Memorial de Shaftesbury, de 1893 e a estátua de Eros, um anjo construído totalmente de alumínio. E tem também o Trocadero, um complexo de entretenimento originalmente construído como um restaurante, mas, atualmente usada para exposições e espaço de entretenimento. O complexo incorpora uma série de edifícios históricos de Londres.

E se você é louco por comprinhas boas como eu, neste ponto da cidade tem uma Boots, a farmácia mais famosa de Londres com inúmeros itens ótimos e a Lillywhites, uma loja de esportes com preços bem atrativos.

20150706_110629
Picadilly Circus

2Regents Street

Da Picadilly siga pela Regents Street, uma rua de comércio e de grande circulação de pessoas. É esta rua que liga Picadilly à Oxford Street. As lojas nesta rua são mais famosas e de marcas mais conceituadas, como: Burberry, Victoria’s Secrets, Apple, Calvin Klein, Michael Kors, Armani e a mega loja de brinquedos Hamley’s.

IMG_2243
Regent Street
20150706_095318
Loja da Apple na Regent Street – todos os dias milhares de pessoas passam por lá

3Carnaby Street

Passando a Hamley´s (a maior loja de brinquedos do mundo) pegue a primeira ruelinha a direita, chamada Foubert’s Place. Caminhe por ela até sair na charmosa Carnaby Street por onde passaram diversas celebridades como os Beatles, Rolling Stones e Jimmy Hendrix.

Carnaby Street e as ruas adjacentes como a Newburgh Street (o nº 4 foi onde trabalhei), Foubert’s Place e Kingly Court mantém o status “cool” dos anos 60 e são conhecidas como referência em novas lojas-conceito, estilistas independentes e restaurantes conceituados. Passeie por essas ruazinhas e seus becos e depois em uma das extremidades da Carnaby Street visite a loja Liberty of London, uma loja centenária, construída com madeiras de dois navios e que tem uma arquitetura peculiar, no estilo medieval da era Tudor. Depois volte para a Regent Street (você sairá na frente da loja da Apple).

dsc06986
Carnaby Street
img_20150706_100457
Newburgh Street
IMG_2075
Liberty Of London – Mock Tudor Style

4 Oxford Circus/ Oxford Street e Tottenham Court Road Station

Da Liberty of London até a Oxford Circus é menos de 100 metros. Você chega na esquina mais movimentada de Londres (ou uma das mais). Lá tem a Niketown, uma loja gigante e com vários andares da Nike, a H&M e a Benetton.

Você estará no epicentro das compras de Londres. Da Oxford Circus pegue a direita em direção a Tottenham Court Road Station. Andando pela Oxford Street você vai passar por diversas lojas mais populares como a Topshop, H&M, GAP, Uniqlo, Mango, Zara, Lush, Body Shop, Boots, etc. Por último chegará na Primark, uma loja de departamentos que todos fazem a festa. Os preços são tão, tão baixos que você vai querer deixar todo seu dinheiro por lá, mas cuidado: os preços são baixos, mas a qualidade é duvidosa!

89
Selfriges, uma das lojas pioneiras de Londres, fica na Oxford Street
dsc00269
A multidão que invade diariamente a Oxford Street
65
A estação de Oxford Circus, no coração de Londres. Ao fundo a loja da Benetton.

6British Museum

Depois de ter feito algumas comprinhas por Picadilly, Regent Street, Carnaby Street e Oxford Street vamos conhecer o maior e um dos melhores museus da cidade, o British Museum. De Tottenham Court Road Station (A) até o British Museum(B) é 300 metros ou 5 minutos à pé. Veja o Mapa abaixo:

mapa2
Caminho à pé de Tottenham Court Road Station até o Museu Britânico

O British Museum foi fundado em 1753 e reúne mais de 7 milhões de riquezas do mundo todo, não apenas da Inglaterra. Lá você vai ver sarcófagos, múmias, esfinges, esculturas romanas, chinesas, indianas e outras muitas peças. Em 2000, o Museu inaugurou o Queen Elizabeth II Great Court, a maior praça coberta da Europa, que fica no espaço central do edifício. A entrada é gratuita e funciona de segunda a domingo. O ideal para este lugar é no mínimo duas horas.

IMG_1931
Queen Elizabeth II Great Court – 2017
dsc06965
Museu Britânico

5

Neil’s Yard 

O próximo ponto fica a 500 metros (10 min a pé do Museu Britânico). Neil’s Yard é o segredo mais colorido da cidade. Um lugarzinho tão charmoso e cheio de vida que vale uma passagem por lá. Você pode nunca ter ouvido falar deste lugar, até porque não é um dos principais destinos turístico de Londres, porém os turistas que visitam adoram e se encantam. O lugar faz o maior sucesso e é hiper fotogênico.

Lá Você vai encontrar duas lojas muito legais: a Neals Yard Dairy, especializada em queijos diversos e a Neals Yard Remedies, especializada em cosmética/produtos de beleza com insumos 100% orgânicos (foto abaixo).

sem-titulo
Placas que indicam: você chegou em Neal’s Yard. Puro Charme
img_20150707_163851
Neal’s Yard Remedies
IMG_2458
Neal’s Yard Dairy

7Seven Dials

Há pouquíssimos metros do Neil’s Yard fica outro ponto interessante: O Seven Dials, que é o encontro de sete ruas com um obelisco no centro delas.

Este ponto da cidade é conhecido também pelo livro “Seven Dials Mystery” (O mistério dos sete relógios, no Brasil) da escritora britânica Agatha Christie, que retrata um romance policial ocorrido em Seven Dials e publicado em 1929. E é por isso que você encontrará por lá um Memorial à Agatha Christie.

IMG_2448
Seven Dials
7dialsmap
O mapa mostra onde fica Neil’s Yard e Seven Dials – Fonte: http://www.covent-garden.co.uk
img_20150707_163209
Memorial à Agatha Christie – Próximo de Seven Dials e da Estação de Leicester Square

Veja abaixo o mapa que mostra o caminho do British Museum até Neil’s Yard e Seven Dials:

8Covent Garden

Covent Garden nasceu como uma feirinha no Convento de St Peter e foi ganhando espaço. Até que hoje é um destino obrigatório para turistas e moradores da cidade. Além de diversas lojinhas, restaurantes e museus, a música e animação  tomam conta do lugar.

Em Covent Garden você encontra artesanatos, antiguidades, roupas (de moda alternativa à lojas elitizadas), cosméticos, souvenirs, floriculturas, lojas de chá (como a Whittard e a Tea Palace na Covent Garden Piazza) e livrarias como a Stanford, a com seus 100 anos de história é especializada em viagens e considerada a mais antiga e maior do mundo.

Opções de restaurantes também são excelentes por lá e para todos os gostos e bolsos. Além dos quiosques dentro do mercado de Covent Garden (não deixe de provar o melhor brownie do mundo – na minha opnião rs – chamado Ben’s Cookies). Alguns restaurantes  conceituados da cidade estão na redondeza, como: o Balthazar, Jamie Oliver e o Le Pain Quotidien.

Uma loja muito legal lá perto e com ótimos preços no estilo outlet multimarcas é a loja TK Maxx que fica na Rua Long Acre, 15-17.

dsc06978
Covert Garden
img_20150707_171704
Apresentações lindas são a marca registrada de Covent Garden
20150707_170422
Covent Garden. Ficaria horas ouvindo as bandinhas que tocam por lá…

9 Leicester Square

Leicester Square é também conhecida como Theatreland e possui diversas opções de diversão no centrão de West End de Londres. Bares, cafés, restaurantes e principalmente boates, teatros, cinemas e lojas infantis são os pontos fortes da praça.

Quem gosta de Teatro, uma das lojas da TKTS fica em Leicester Square e se pode conseguir ingressos para musicais e peças com preços bem atrativos. É também nesta praça, mais precisamente no Odeon e Empire Cinema que grandes filmes são lançados e os atores mais famosos marcam presença em tapetes vermelhos. Você pode ver neste site os eventos marcados para o ano e se for, saiba que as celebridades só costumam chegar apos às 18h e a multidão toma conta.

Três outros endereços ultimamente tem ganhado destaque em Leicester Square. São as lojas de brinquedos que as crianças (e adultos) adoram: Lego, M&M e da Necklodeon

dsc02509
Leicester Square ou Theatreland – Copa do Mundo 2006
69
M&M’s
IMG_2335
Lego

10Chinatown

Por fim, pertinho de Leicester Square fica a Chinatown de Londres. Um lugar exótico, cheio de sabores e aromas.  Diferente da Chinatown de Nova Iorque que conheci, na de Londres não existem barraquinhas vendendo produtos falsificados e chineses gritando. Esta mais para um centro cultural e gastronômico cheio de restaurantes, supermercados e serviços de massagens.

Apesar disso, a tarefa mais difícil por lá é escolher um restaurante, visto que não estamos muito acostumados com as “vitrines” chamativas de Chinatown. Pensando nisso deixo aqui para vocês duas sugestões bem autênticas que já experimentei e recomendo (depois de algumas tentativas fracassadas).  É o Chueng Chen Ku – Chinês (20, Rupest Street) e o Pho – Vietnamita  (163-165 Wardour St).

IMG_2292
Chinatown – Londres
IMG_2309
Supermercado em Chinatown – tem ótimas coisinhas pra comprar como Tofu, Cogumelos de diversos tipos, produtos sem glúten, a base de arroz, etc…
IMG_2312
Super apetitoso hein… rs

Por fim volte até o ponto inicial do dia, Picadilly Circus pela Shaftesbury Avenue onde existem diversas opções para terminar o dia, como:

IMG_2267
Shaftesbury Avenue

Teatros: West End é a região dos teatros em Londres, conhecida também Theatreland, com mais de 40 teatros e casas de espetáculos. Diversas peças e musicais diariamente são apresentados, como os mais tradicionais: Phantom of the Opera, Les Miserables,  The Lion King, Mamma Mia, Wicked, Matilda, etc…

Afternoon tea: Na Rua Picadilly tem duas famosas casas que servem Chá da Tarde. Uma é a Fortum & Mason (181, Picadilly) e a outra é o Hotel The Ritz (150 Piccadilly). Ambos precisam de reserva prévia.

Restaurantes, pubs e baladas: Nada melhor que esta região da cidade pra curtir os restaurantes, pubs e baladas de Londres. Adentre o Soho, um bairro super trendy da cidade com várias opções.


Leia Também:

Meus 5 lugares preferidos em Londres 

Saiba como é um Chá Inglês no famoso Hotel Savoy, em Londres

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s