Meus 5 lugares preferidos em Londres

Por Mariana Piana, do Sul 

Vou começar o post dizendo que foi muuuuuito difícil enumerar o meus lugares preferidos em Londres. A ideia do post surgiu depois que eu li “Meus 5 lugares preferidos em Londres” da Tina do Blog Londres pra Você (ah, ela faz tours guiados pela cidade) e de tão legal que ficou o dela, resolvi “plagear” a ideia e também listar os meus queridinhos. Comecei a minha listinha com 13 e depois de muito quebrar a cabeça cheguei aos 5 finalistas!

Londres tem tanto lugar lindo, interessante, fascinante e inesquecível que já voltei cinco vezes para a Terra da Rainha (simm, 5! Que coincidência rsrsr) e em todas es vezes esses passeios abaixo não ficaram fora do roteiro e sempre me surpreenderam em cada visita (aiiiii, que nostalgia). Tenho certeza que, os que já estiveram por lá vão concordar comigo que são lugares lindos e os que pretendem ir, não se arrependerão de visitar! Masss vamos combinar uma regrinha? Quando acabar a listinha vocês vão deixar nos comentários a opinião de vocês! Fechado?

Então vamos aos meus 5 lugares preferidos em Londres:

1Greenwich Park

O lugar mais especial da cidade pra mim. O Bairro de Greenwich não fica no centrão de Londres (você pode ir de ônibus, metro/DLR ou de barco pelo Tâmisa) mas não é difícil de chegar e quando você chega lá todo o esforço é recompensado. Lá você vai encontrar o parque mais lindo da cidade, diversas atrações legais e uma vista incrível para Canary Wharf, o mais moderno centro financeiro da cidade. Além de tudo isso (que já é o suficiente para querer conhecer o lugar) é lá que fica o “Prime Meridian” ou “Meridiano de Greenwich” linha de longitude que corta o globo a zero graus (hemisfério leste e hemisfério oeste). Lembra dele nas aulas de geografia?

O que fazer em Greenwich?

Por lá você pode conhecer e visitar o Cutty Sark, um veleiro do século 18 famoso por percorrer a rota do chá entre a China e o Reino Unido e que esta ancorado desde 1954 em Greenwich. Em 2007 pegou fogo durante uma restauração e em 2012 inaugurou dentro do barco um museu muito legal! Pertinho fica o National Maritime Museum, conhecido como o maior museu marítimo do mundo, a Universidade de Greenwich que faz parte da área que é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco com uma arquitetura maravilhosa (aparece em vários filmes e seriados), o The Queen’s House, um museu onde você pode ver mais de perto como era uma legítima residência inglesa do séc XVII e o Royal Observatory Museum, um museu onde fica a linha oficial do meridiano de Greenwich e onde esta também o Relógio de 24 horas, chamado de Shepard Gate Clock, ou GMT (Greenwich Mean Time).

Pra fechar com chave de ouro, um descanso no Greenwich Park apreciando uma vista e quem sabe fazendo um picnic em dias agradáveis, assim como fazem os residentes da cidade. Ou se não esta afim de sentar na grama, outra opção para comer e se divertir por lá é o Greenwich Market, um mercado enorme que desde 1737 oferece de tudo e mais um pouco, de comidinhas até antiguidades, artesanatos e roupas.

_38a5159_cs_tile
Cutty Sark – Fonte: http://www.rmg.co.uk/cutty-sark

228981_10151101806321821_952050531_n
Passei muitas tardes em Greenwich Park só curtindo a música e vibe desta cidade linda. Ao fundo o Royal Observatory Museum onde fica a linha imaginária de Greenwich.

dsc02074
A vista do Royal Observatory Museum para a Universidade de Greenwich e do outro lado do rio fica Canary Wharf

2Portobello Market

Aiiii como eu amo os mercados e feirinhas de Londres. Tem diversos pela cidade, mas o mais tradicional e conhecido é o de Portobello que fica no famoso bairro de Notting Hill (simm, do filme “Um lugar chamado Notting Hill”). A dica é chegar cedinho, porque mais tarde você vai ser surpreendido por uma multidão, o que não deixa o lugar menos bonito, ao contrário, dá um ar pitoresco ao local,  onde as casinhas e as portas são todas coloridas e com muita autenticidade. Lá existem várias sessões que vão desde antiguidades, até comidinhas de rua, frutas, flores, até maquiagens, decoração e o Fashion Market, onde você vai encontrar brechós e uma moda mais alternativa. Ah, é no sábado que todas essas sessões estão funcionando.

3Candem Town

Camden Town é o bairro mais bizarro da cidade. É onde todos os loucos se encontram e então você percebe que o estranho é você. Uma mistura de atração turística com mundo paralelo. Na verdade nunca encontrei em outra cidade que eu tenha ido um lugar tão peculiar como Camden. As pessoas, a vibe, os mercados, pubs e os estúdios de designers são realmente diferentes. E só vivendo para compreender a magia que existe por lá.

O bairro que morou a cantora Emy Winehouse, no séc 18 foi um centro industrial, hoje é um dos polos culturais da Europa mais procurados. Nas últimas duas décadas se tornou uma das áreas residências mais bajuladas e caras, ganhou comércio e atraiu o turismo através de entretenimento alternativo.

Por lá você vai encontrar cinco mercados ao longo da Camden High Street e Chalk Farm Road, cada uma com propostas diferentes:

  • Camden Stables Market: Fica em um dos antigos estábulos de uma companhia ferroviária e é o maior por lá, com mais de 500 “lojinhas”. Você encontra moda alternativa, antiguidade,decoração, mobiliário e gastronomia.
  • Camden Lock Market: É um mercado de artesanato dos anos 1970 que hoje vende uma gama variada de produtos como jóias, decoração, livros e discos.
  • Camden Lock Village: Pegou fogo em 2008 mas foi reconstruído. Ótimo para comer na beira do canal.
  • Camden Market (Buck Street): Um mercado grande que vendem roupas alternativas,   e acessórios, tudo ao estilo streetwear.
  • Inverness Street Market: Já foi uma feira grande de frutas e legumes e hoje possui algumas barracas de hortifruti frescos. Por lá também existem  bares e restaurantes.

4Brick Lane 

Pouca gente conhece esse lugar em Londres, não faz parte do circuito turístico da cidade, mas pra mim, não tem como visitar a cidade e não ir para este cantinho tão cheio de história. Foi onde estudei inglês quando morei em Londres (2005-2006 no Truman building) e por isso fiquei tão envolvida com o lugar.

Brick Lane fica no Leste de Londres e é conhecida como “Banglatown” pois é uma zona onde muitos emigrantes da Índia, Bangladesh, Sri Lanka e Paquistão foram se instalando desde o século XVII e onde os sabores e aromas desta região estão muito presentes. É uma verdadeira experiência gastronômica e cultural.

Se você tem uma tarde/noite livre, vale a pena conhecer Brick Lane, que tem um ar de antigo e contemporâneo ao mesmo tempo. Os vários mercados ao ar livre, bares e baladinhas alternativas (sugiro o 1001) , loja de discos (sugiro a Rough Trade East – Dray Walk, 91) cervejaria artesanal (Old Truman Brewery), restaurantes indianos, bagels shop e grafites de rua (inclusive do Banksy) vão te deixar embriagado de tanta novidade.

Agora, se você tiver um domingo livre, além de todas as atrações de Brick Lane (é o melhor dia para visitar o local)  você poderá conhecer o mercado de flores mais charmoso da cidade – o Columbia Road Flower Market que fica ali coladinho. Por lá marroquinos gritam (com muita discrição e alegria) oferecendo suas flores baratinhas em meio as casinhas da época vitoriana do bairro de Shoreditch, onde Jack Estripador fazia vítimas em 1888 e que hoje é uma referência da moda. É pertinho de Brick Lane que fica também o mercado mais antigo da capital, o Old Spitalfields Market que abre os sete dias da semana e oferecem moda contemporânea e vintage, música, brinquedos, joias, acessórios, decoração e gastronomia.

Ahhh, meu restaurante preferido de Londres fica bem pertinho de Brick Lane. É o indiano Tayyabs, (83-89 Fieldgate St – fotos abaixo), mas eu também sou fã do bagel delicioso do Beigel Bake (159 Brick Lane).

6Carnaby Street

Outro lugar que fez dos meus dias em Londres mais felizes. Trabalhei neste cantinho da cidade por um ano (2005-2006) e todos os dias era meu destino matinal (que chato, ne?!?).

Se trata de uma rua super, hiper, mega charmosa só para pedestres no bairro trendy do SOHO. Fica entre as estações de Picadilly Circus e Oxford Circus e paralela à Regent Street. É no centrão de Londres, mas quando você chega lá a calmaria toma conta.

A área ficou conhecida nos anos 60 e foi o centro da revolução cultural chamado de Swinging London (movimento do período em que o Reino Unido se recuperou da Segunda Guerra Mundial e passou a criar tendências na moda e música). Por Carnaby Street passaram diversas celebridades como os Beatles, Rolling Stones e Jimmy Hendrix.  Neste tempo foi considerado o lugar mais “cool” de Londres. Atualmente Carnaby Street e as ruas adjacentes como a Newburgh Street (o nº 4 foi onde trabalhei ❤ ), Foubert’s Place e Kingly Court mantém o status “cool” e são conhecidas como referência em novas lojas-conceito, estilistas independentes e restaurantes conceituados. Aliás, na Kingly Court tem um bar fantástico chamado Cahoots que nos remete aos anos 40 dentro de uma estação de trem desativada (faça reserva com antecedência).

É em uma das extremidades da Carnaby Street que fica a loja Liberty of London. Uma loja centenária, construída em 1920 com madeiras de dois navios e que tem uma arquitetura peculiar, com ar medieval da era Tudor.

Outra grande atração de Carnaby Street é a decoração de Natal. Todos os anos, neste período, a rua ganha nova cara e fascina milhares de pessoas que passam por lá só para apreciar as inovações natalinas.

img_20150706_100457
Newburgh Street (a portinha verde com as mesas na rua foi onde trabalhei por um ano) em frente fica o Pub White Horse onde fiz muitos happy hours e assisti aos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo de 2006 da Alemanha….NOSTALGIA 🙂

dsc07594
Welcome to Carnaby Street

img_20150706_100145
Liberty London

Vocês lembram do combinado no início deste post? Deixar nos comentários se gostaram dos meus top 5 e quais acrescentariam? Comente! 🙂

Anúncios

11 comentários sobre “Meus 5 lugares preferidos em Londres

  1. Mari, não conheço Londres… (ainda… rsrs) mas fiquei ainda com mais vontade de conhecer depois desse seu post, com tantos detalhes e capricho. Parabéns pelo post e ótima viagem para essa linda cidade!
    Abraços
    Mayk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s