Carnaval de Veneza – Uma experiência para se viver e nunca esquecer.

Por Mariana Piana, do Sul

Fevereiro chegou, e assim como temos o carnaval no Brasil, na Itália também acontece um dos maiores do mundo, o Carnaval de Veneza. Além disso é um dos carnavais mais antigos do mundo, do final século XVIII, onde, para se disfarçar em meio ao povo, os nobres usavam máscaras.

Vivi o carnaval de Veneza em 2006 e nem se compara ao carnaval do Brasil. São estilos de festas bemmm diferentes. Enquanto no Brasil a multidão toma conta com suadeira, banhos de espuma e confetes ao som de modinhas, axé e funk, em Veneza o glamour é tradição. Vou dizer que foi uma das experiências ímpares que experimentei na vida e que certamente em uma próxima oportunidade vou querer repetir. Na época que eu fui, era jovem com apenas 20 anos e não aproveitei tudo que podia, mas sem dúvidas tenho lembranças eternas. Caminhar pelas ruelinhas e canais e encontrar fantasias lindas e que dão mais cor à Veneza, é apaixonante! Mas é na Praça São Marcos que a maioria dos eventos e as melhores fantasias e máscaras circulam… e melhor: é tudo de graça!

Durante as noites os salões das cidades lotam com os bailes de máscaras e fantasias e as Compagnie della Calza realizam desfiles por todos os cantinhos da cidade.  Os trajes/fantasias são característicos do século XVIII onde se predominava chapéu preto, máscaras brancas e roupas pretas de sedaA partir de 1979 outras cores também foram ganhando espaço, porém as máscaras continuem tendo apenas três cores: brancas, douradas ou prateadas.

dsc00608

Mas o que saber antes de ir? 

Hotéis: O Carnaval de Veneza é um dos principais eventos da cidade e nesta época do ano as opções são muito concorridas. Portanto, se esta interessado em ir, reserve com máxima antecedência a sua acomodação. Em Mestre, uma cidade coladinha com Veneza os preços podem sem melhores. Atenção: Veneza já é cara, no Carnaval fica ainda mais!

Guias de Turismo: O que acontece com os hotéis, acontece também com os guias de turismo da cidade, portanto se você esta querendo alguém pra te guiar por lá, feche o serviço com antecedência.

Temperatura: Em fevereiro é inverno em Veneza e as temperaturas podem varias de -3º a 9ºC. Portante, prepare-se e entre no clima charmoso que estará por lá!

Roupa: Você não precisa estar fantasiado para visitar Veneza nesta época. Porém muitos turistas gostam de entrar no clima. A máscara mais famosa é a “bauta“, uma máscara branca com bico agudo, juntamento com um chapéu preto de três pontas, uma capa preta de seda. Esta fantasia, reproduz com louvor um nobre de Veneza (foto acima). E se você quer ir mais longe, pode até desfilar com uma fantasia glamourosa por lá (se inscrevendo antecipadamente no concurso).

O Carnaval de Veneza 2017 acontece entre 11 e 28/02 e conta com uma ampla programação e que já esta disponível no site do evento. Mas aqui deixamos um pouco das principais atrações:

11/02/2017 – Abertura Corteo Acqueo ou Desfile na Água: Acontecerá no sábado, dia 11, às 18h, no Rio di Cannaregio. Um desfile de gôndolas, show de luzes, fogos e música.

12/02/2017 – 2ºCorteo Acqueo ou Desfile na Água: No domingo, dia 12 às 11h da Punta della Dogana. Um desfile em barcos que atravessa todo o Grand Canal/Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio. Após a chegada dos barcos, as barraquinhas de comidinhas e vinhos abrem e oferecem especiarias de Veneza, como o delicioso cicheti e os doces de carnaval da cidade como o Galani e o Le Fritole.

18/02/2017 – Cortejo das Marias (14:30) e Concurso de Fantasias (12h): Os dois eventos acontecem na praça São Marcos. O primeiro é um tradicional cortejo de 12 moças bonitas e humildes da cidade. Este sai da Via Garibaldi, às 14:30 e às 16h chega até a Praça São Marcos. No Concurso de Fantasias, os participantes que se inscreveram com antecedência, desfilam e é o público quem ganha. Por isso muitos deles são simpáticos e tiram fotos com você o dia todo (rsrs)!

19/02/2017 – Volo dell’Angelo ou Vôo do anjo: Às 12h acontece a abertura oficial do Carnaval de Veneza 2017 na Praça São Marcos e o momento mais esperado, onde onde uma colombina (a mais bela das das Marias do concurso do ano anterior) sobrevoa o Campanário em direção ao pátio do Palazzo Ducale. OBS: A apresentação com desfile neste dia começa às 11:00.

26/02/2017 – Voo da Águia – 12h: Se você perdeu o Vôo do Anjo poderá assistir o Vôo da Águia, que desce do Campanário para a Praça São Marcos. As 15h é anunciada a Maria do Carnaval 2017 de Veneza, e que será o Anjo do Carnaval de Veneza 2018.

28/02/3017 –Premiazione della Maria / Premiação da Maria (15h) e o Vôo do Leão (17h): A premiação da Maria ou para nós a coroação da “rainha do carnaval” acontece às 15h na Praça São Marcos. E o Vôo do Leão às 17h também acontece na Praça São Marcos, onde uma grande bandeira com símbolo da cidade nas cores amarela e vermelha (Leão de São Marcos), se ergue, encerrando então a programação do Carnaval de Veneza de 2017.

Veja algumas fotos minhas da viagem que fiz à Veneza durante o Carnaval de 2006:

dsc00602dsc00612dsc00619dsc00620dsc00630dsc00631dsc00609

dsc00625

dsc00628
Veneza e toda a sua magia durante o Carnaval. Quanta Nostalgia ❤

 

E você? Ja viveu o Carnaval de Veneza? O que achou?

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s