Conheça Anzio, na Itália

image_4                                                                                                 Por Graziela Azevedo, moradora de Anzio, Itália

Morar no exterior é uma experiência incrível! E morar na Itália é fascinante por ser o lugar onde muitas coisas que estudamos sobre a história antiga no colégio aconteceram! Morar em cidade pequena então, faz com que a gente se sinta super inserido na cultura e rotina dos italianos e é cada “mamma mia” que escutamos andando pela cidade que faz a gente se sentir dentro de um filme!!

A cidade de Anzio, que é onde estou morando atualmente é uma cidade litorânea na região central da Itália, que fica a 60 km de Roma (1 hora de trem de Roma) e que tem aproximadamente 55 mil habitantes. No verão a cidade fica super badalada e seus inúmeros restaurantes, cafés e hotéis ficam lotados!! Aliás, o clima aqui na região é ótimo, poucos dias de chuva, muito sol e não é tão frio como mais ao norte, a temperatura média durante o dia no mês de dezembro fica em torno de 14 graus, super boa pra quem não gosta muito de frio intenso!

image
Porto de Anzio
image_6
Anzio, Itália

A cidade também é conhecida por ser a cidade onde nasceu o Imperador romano Nero, que foi o mais polêmico imperador romano da história antiga e também por ser uma das cidades, junto com a cidade de Nettuno (que fica colada a Anzio) onde desembarcaram as tropas aliadas que libertaram Roma na II Guerra Mundial, tendo inclusive aqui nessas cidades cemitérios em homenagem aos soldados americanos que lutaram e perderam a vida durante a guerra!

image_5
O Imperador Romano, Nero

No cemitério americano de Nettuno estão enterrados os corpos de mais de 8 mil soldados e existe também no local um monumento onde estão gravados os nomes de mais de 3 mil soldados cujos corpos não foram encontrados! E apesar de ser um lugar onde nem todos gostam de visitar, os cemitérios são muito lindos fazendo valer muito a visita!

image_3
Cemitério de Nettuno
image_2
Homenagem aos soldados mortos na guerra.

Além se sentir dentro de um livro de história, existem ainda algumas outras curiosidades interessantes sobre a bela Itália que percebemos morando aqui, como:

PIZZA: Realmente os italianos gostam muito de pizza! Em cada esquina existe um lugar que vende. Existem os restaurantes normais que servem a pizza redonda tradicional, mas aqui a diferença é que a pizza não fica no meio da mesa e cada pessoa vai pegando um pedaço, aqui cada pessoa pede a sua pizza e come ela inteirinha!

E existem também umas pizzarias bem pequenas que é como se fosse pro lanche rápido do dia a dia e essas sim são pedidas em pedaços (quadrados) e geralmente a pizza dessas lojinhas é com uma massa bem fininha, de preferência com muito “pomodoro” (molho de tomate) e que é comida em qualquer lugar, na praça, em pé ou caminhando e com as mãos! Ah e a pizza de caixa comprada no supermercado também é uma delicia!

VINHO: Os italianos adoram vinho, em qualquer mesa de restaurante vai ter taça de vinho! E tem pra todos os gostos e bolsos e mesmo os mais baratos comprados no supermercado, da faixa de preço de 1,50 euros são muitos bons!  A mesma coisa se aplica aos queijos!

MASSA: Massa então nem se fala, aqui você vai encontrar no supermercados todos os formatos e tipos imagináveis e inimagináveis! Paraíso das massas! Afinal, estamos falado da Itália!  Em relação a gastronomia, não é só na França que se come muito croissant, aqui na Itália tem aos montes e com os mais variados recheios mas aqui ele é chamado cornetto!

MODA: Não é a toa que os melhores termos e as melhores grifes são italianas! As pessoas são muito chiques e bem vestidas, incluí-se nesse quesito moda e estilo os bebês e as crianças (elas se vestem melhor que eu!), as barbas e cabelos então, estão sempre impecáveis! E os homens aqui usam calças justíssimas! As pessoas realmente são muito vaidosas por aqui!

CESTIA: Fora dos grandes centros como Milão, Roma e Veneza, o horário de trabalho nas cidades menores é bem interessante, as lojas abrem geralmente as 9 da manhã e as 13 horas fecha tudo, o movimento na rua diminui drasticamente e as lojas só voltam a abrir em torno das 16:30 e ficam abertas até as 19 horas ou 19:30 no máximo! Ou seja, o povo respeita mesmo a hora da cestia, do descanso depois do almoço!

FUMO: O povo fuma muito aqui (infelizmente), desde a moça com carinha de boneca, a tia elegante, o cara estiloso… a vozinha de cabelinho branquinho! O povo fuma muito!! Arrghhh…

PAIS: Nas ruas é comum ver os pais cuidando dos filhos pequenos e empurrando carrinhos enquanto as mães conversam e passeiam tranqüilas! Parece que aqui os pais são muito mais envolvidos e tem muito mais responsabilidade com as crianças (o que eu acho justíssimo)! Ahh e os casais não tem muita vergonha de “lavar a roupa” suja em público! Presenciei várias brigas na rua, eles gritam e se xingam mesmo! E as mulheres parecem sem bem bravas por aqui!

JEITINHO ITALIANO: A maioria dos italianos tem cara de poucos amigos e falam como se estivessem brigando, mas é o jeito deles e é só perceber que somos estrangeiros que eles se esforçam pra ajudar, seja no supermercado mostrando onde está a balança na sessão de frutas e verduras, seja para mostrar qual a melhor marca de massa ou de vinho ou na rua para mostrar o melhor caminho ou onde quer que seja!

E a cada dia vamos descobrindo detalhes da vida na Itália que fazem com que a gente goste mais e mais da “bota”, do país do vinho, da massa… e da pizza!

Arrivederci! Até a próxima!

Anúncios

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s