Airbnb – O que é? Como funciona? Como reservar?

8fc4dd2d-ef43-4871-8755-d508cf343f1a

Por Mariana Piana

Desde 2008 quando foi lançado, o AIRBNB é um sucesso e ganha cada vez mais adeptos. Airbnb é uma abreviatura de “bed and breakfast” e é um site americano em forma de rede social onde pessoas físicas anunciam e alugam casas/ apartamentos por uma curta ou longa temporada. Está presente em mais de 191 países, 34 mil cidades, possui mais de 2 milhões de opções de acomodações em todo o mundo e mais de 60 milhões de hóspedes.

Na ERA DO COMPARTILHAMENTO e de TURISMO COLABORATIVO, as pessoas não querem apenas conhecer as atrações turísticas das cidades, mas também se aproximar da vida local, conhecer mais do dia-a-dia dos nativos e se sentir parte daquele meio. O Airbnb é uma excelente forma de conectar as pessoas, economizar e viver experiências únicas.

Ter uma casa no outro canto do mundo há alguns anos parecia irreal e fora de cogitação, mas o Aibrnb conseguiu fazer com que todos tenham a possibilidade de ter um cantinho especial seja onde for. Você pode alugar uma casa na árvore nos Estados Unidos, um castelo na Irlanda, um motorhome na Austrália, uma casa-barco em Amsterdã, uma casinha de fazenda na África ou um apartamento moderno em Paris, Londres ou em São Paulo. Para todos os gostos e bolsos o Airbnb te proporciona uma infinidade de possibilidades.

Se você pensa em se hospedar através do Airbnb, veja como funciona e o passo-a-passo para reservar:

1º Passo- Você deve se cadastrar no site do Aibnb (pelo site ou pelo aplicativo/app do Airbnb). Clique aqui e comece a criar o seu perfil, que pode ser feito através da sua conta do facebook. Se clicar neste link, você já começa ganhando $26 de desconto na primeira reserva.

Você deve fazer um perfil bem completo, falar sobre você e seus interesses, ter uma foto de perfil (não precisa ser uma foto formal) e escrever preferencialmente em inglês, pois é uma rede mundial de pessoas que estão conectadas, inclusive no Brasil que também é uma opção bastante utilizada! Lembre-se que é uma rede social e ter seu perfil atualizado é importante!

1

2º Passo – Depois do cadastro feito é só começar a desbravar as possibilidades. Na página inicial do site é onde existem os filtros que você deve preencher para achar imóveis no seu destino, como: qual a cidade de destino, a data de entrada no imóvel e de saída. Inclua também quantos hóspedes.

2

Depois que você preencheu os filtros iniciais poderá acrescentar outros filtros como: Você quer a casa inteira? Apenas o Quarto ou pode ser quarto compartilhado com outra pessoa? Qual a faixa de preço você quer pagar por dia? Quantos quartos você quer? Quantos banheiros? Quantas camas tem que ter no imóvel?

3

3º Passo – Depois de abusar no preenchimento dos filtros, uma infinidade de imóveis aparecerão para você. O próximo passo é no mapa que aparece à direita da tela,  você escolher a região da cidade que quer se hospedar (com o próprio mouse, aproxime a região no mapa). Isso reduzirá o número de imóveis disponíveis conforme os seus interesses.

4º Passo – Depois de aproximar no mapa, qual a região/bairro da cidade você quer se hospedar, veja a lista de imóveis disponíveis (perceba que as possibilidades estarão conforme os filtros que você escolheu). Prapare-se! São tantas opções legais que será difícil de escolher!

8

5º Passo – Entre no imóvel que te agradou e veja as informações sobre ele e se a sua necessidade é compatível com que o imóvel possui (ex: valor para aluguel, número de quartos, número de camas, se o aluguel é para a casa inteira ou apenas para um quarto, a localização, horário para check in e check out, regras da casa e descrição do local).

Alguns imóveis cobram uma taxa de limpeza. Esta taxa é para que o proprietário pague a limpeza do imóvel depois da sua saída e é uma taxa única. Mas o importante é se atentar ao valor total da reserva!

91011

6º Passo – Veja as fotos do imóvel

12

7º Passo – Observe a classificação e os comentários de hóspedes que já estiveram no local. A Precisão do proprietário, a comunicação entre o proprietário e os hóspedes, a limpeza, a localização, a facilidade de check in e o valor do imóvel.O ideal é reservar um imóvel que tenha em todos os quesitos de 4 a 5 estrelas!

Leia os comentários atentamente, eles são uma mina de ouro! Verifique se houve alguma complicação com os hóspedes anteriores. A grande sacada desta rede social é que é colaborativa, e quanto mais pessoas gostaram do local mais ela é requisitada. Quanto mais pontos negativos o imóvel tem, menos procura terá.

13

8º Passo – Se mesmo assim você ficou com alguma dúvida sobre o imóvel, você pode entrar em contato diretamente com o proprietário/agente do imóvel, através de mensagem, no campo “Fale com o Anfitrião”

18

9º Passo – Depois de escolher o imóvel que mais lhe agradou e que atende as suas necessidades, você deverá reservar. Se antes de reservar, se você quiser mostrar para seu parceiro de viagem, você pode salvar na sua “wish list” e quando entrar no site/aplicativo, o imóvel estará salvo para visualização.

14

Para reservar você clica em “reserva instantânea” (onde o imóvel pode ser reservado sem você ter que falar com o proprietário/agente) ou “Pedir para Reservar” (onde você deverá mandar uma mensagem ao anfitrião dizendo que gostou do imóvel e se apresentando – ele pode aceitar ou não sua solicitação, portanto, seja gentil).

Após liberada a reserva, você será encaminhado para a confirmação dos dados, regras da casa e para a realização do pagamento. Antes de realizar o pagamento confirme como funciona a política de cancelamento para aquele imóvel, para se por acaso você precise cancelar a estadia. Se tudo estiver ok, faça o pagamento e pronto! Você reservou com êxito sua hospedagem pelo Airbnb!

Importante: Toda a negociação e pagamento deve ser feito dentro do site/aplicativo. Assim você não corre o risco de cair em armadilhas, além de ter segurança para quem esta disponibilizando o imóvel e para quem esta alugando o imóvel.

17

16

10º Passo – Depois de pago, você deve enviar uma mensagem ao proprietário/agente e combinar como será o Check in e check out. Geralmente você informa a data e horário que pretende fazer o check in e eles estarão te esperando no imóvel para te recepcionar, falar sobre o imóvel e combinar sobre o check out. Peça para ele um telefone que você possa entrar em contato, se precisar.

Importante: 

Quando você retornar da sua viagem, o indicado é você realizar a avaliação do imóvel que você ficou e escrever sobre as recomendações e impressões do local. Lembre-se que é uma rede colaborativa e escrever sua experiência como ela realmente foi será importante para outros viajantes definirem suas escolhas, assim como você fez. Portanto, seja sincero!

Ainda tem dúvidas? Você já ficou hospedado pelo Airbnb? Como foi sua experiência? Comente! 

Anúncios

2 comentários sobre “Airbnb – O que é? Como funciona? Como reservar?

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s