Por Ariane Pereira*
Braga é uma cidade encantadora, aliás, como muitas o são em Portugal. Ela tem crescido em termos de qualidade de vida e aproxima-se da grande Porto e da capital Lisboa. Tem uma arquitetura com forte influência religiosa. Sendo que a Sé de Braga (Catedral) é a mais antiga de Portugal.
Para conhecer Braga, os mais encalorados podem preferir visitá-la na primavera, outono ou até mesmo no inverno. No verão é uma cidade bem quente! No dia em que fomos lá passear estava uns 35ºC, mas a sensação é maior.
Se você parte do Porto com destino à Braga (55km), pode fazer um bate e volta em um dia e ir facilmente de trem (ou como se diz por aqui, comboio). Bem, foi o que fizemos. A viagem dura cerca de 1h. Ao chegar, é possível fazer um itinerário à pé. Pois, a estação central está próxima do centro da cidade

Comece o passeio pela Catedral da Sé e após a visita, vale à pena ir ao Jardim de Santa Bárbara. Muito florido e com uma arquitetura medieval no entorno. Vale muito à pena dar uma espiadela!

A sugestão é seguir o passeio pela cidade e apreciar as diversas esplanadas que os restaurantes oferecem. Quanto ao que comer não há com o que se preocupar. Encontram-se várias opções de restaurante a todos os preços.


Após o almoço, um ponto obrigatório para se visitar em Braga é o Santuário do Bom Jesus do Monte. Para chegar lá é necessário pegar um táxi ou autocarro (ônibus), neste caso, o número 2 (linha) na Avenida da Liberdade. Essa avenida fica próxima à região dos restaurantes.
É bom que estejam preparados para a aventura de subir os mais de 500 degraus. Mas, não se assustem, para os que preferem o conforto, há os funiculares (ufa!). Quem avisa amigo é. Os degraus são grandes \o/ e há desconto na compra do ticket ida e volta. A vista é magnífica e há muito o que se explorar nesse lugar. Já o visitei duas vezes e iria uma terceira de muitíssimo bom grado.


O retorno ao centro da cidade, pode ser feito com o mesmo autocarro nº 2 ou de táxi. Vale à pena mais um pouco de turismo gastronômico e se for verão aproveitar um gelado/sorvete. Ou se, o clima estiver agradável, um bom lanche ou janta cairão muito bem!
O retorno ao Porto é tranquilo com o comboio. Ou seja, é só desfrutar a aventura 😀