
Localizada no Norte do país e capital do estado de Rondônia, Porto Velho é um pedacinho da Amazônia, com aproximadamente 500 mil habitantes (estimativa IBGE 2015) e tem um pouco mais de 100 anos de existência. Carinhosamente chamada por alguns porto velhenses de PVH City, a cidade possui excelentes restaurantes, principalmente regionais (peixes maravilhoooooosssos! Peixes de água doce são mais saborosos que de água salgada, garanto!), opções turísticas ecológicas e muita diversidade cultural. A temperatura média anual fica em torno de 26ºC e a média de setembro – mês mais quente do ano – é de 27.1 °C (Climate). A sensação térmica acaba sendo maior, devido as altas taxas de umidade e poucos ventos na região. Localizada na bacia do Rio Amazonas, Porto Velho tem como rio principal o Rio Madeira. Possui este nome pois, os madeireiros utilizavam (ou utilizam) o próprio rio como transporte da madeira em épocas de negociação. A economia de Porto Velho é formada em sua grande parte pelo setor de Serviços.
Ainda que localizada na Amazônia e possuir alguns costumes ribeirinhos, entende-se que a cidade não possui uma cultura bem definida, pois, possui forte influência de muitas regiões brasileiras. Devido a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), entre 1907 e 1912 – local exato onde Porto Velho iniciou – a população local possui grande mistura. O que contribuiu para dispersar ainda mais esta cultura foram as grandes obras das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau iniciadas em 2008, trazendo mais profissionais e suas famílias de todos os lugares do país para trabalhar na região.
Os voos diretos são para Rio Branco (AC), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). E nestas cidades fazem escalas ou conexões para os demais aeroportos brasileiros. Como são poucas as frequências e opções de voos, comprar passagens para visitar a cidade não costuma sair barato. Desta forma, os turistas de Porto Velho ou vão a trabalho ou vão visitar algum amigo/familiar. Não é comum encontrar turistas brasileiros que decidiram conhecer e não possuem relação com a cidade. Apesar de não ser uma capital turística para o Brasil, é turística para estrangeiros que buscam as aventuras e belezas da Amazônia.
Veja abaixo os locais que você pode visitar/frequentar quando estiver em Porto Velho:
LAZER & PASSEIOS
Os principais pontos turísticos de Porto Velho estão localizados no Centro da cidade. Alguns não oferecem boas estruturas mas fazem parte da história local e merecem a visita para conhecimento.
- As 3 Marias (Caixas D’Água): Localizadas ao final da avenida Carlos Gomes, são o símbolo da cidade – estão estampadas na bandeira de Porto Velho. Abasteceram a cidade com água potável, até final da década de 50.
- Mercado Central: Inaugurado na década 60 está localizado na avenida Farqhuar em frente a EFMM. O local vende produtos como: tapiocas, frutas, artesanatos e remédios naturais.
- Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM): Mais importante ponto turístico de Porto Velho. Ficou conhecida como “Ferrovia do Diabo”, pois, durante sua construção ocorreram muitas mortes de famílias e trabalhadores por doenças tropicais. Dizem que cada “dormente” da estrada de ferro, foi uma vida perdida. A finalidade da EFMM era escoamento de produtos, principalmente a borracha, muito utilizada durante 2ª Guerra Mundial. A história da EFMM foi narrada no livro Mad Maria em 1980 pelo escritor Márcio Souza e adaptada pela Rede Globo na minissérie Mad Maria em 2005.

- Deck Rio Madeira: Localizado no espaço da EFMM, possui excelente vista do Rio Madeira. Também há barracas que vendem artesanato local.

- Museu do Ferroviário: Reúne os pertences e objetos da EFMM. É o marco do Ciclo da Borracha. Está localizado no espaço da EFMM.
- Passeio de barco no Rio Madeira: Embarque localizado no espaço da EFMM. Um dos sentidos do passeio segue até próximo a Usina de Santo Antônio e no outro sentido, segue até a ponte sobre o Rio Madeira, passando pelo Porto Graneleiro. Pode-se apreciar as belezas do rio e principalmente prestigiar o belíssimo pôr-do-sol.

- Feira do Porto: Localizada na Praça Aluízio Ferreira oferece comidas típicas, artesanatos locais e apresentações culturais: Av. Farquar, 1714 – Panair.
- Mercado Cultural: Criado em 1915 com a finalidade de comercializar alimentos frescos. Passou por diversas reformas e restaurações até chegar a estrutura atual. Hoje o espaço é destinado ao lazer, disponibilizando comidas e apresentações culturais. O local valoriza bastante a apresentação de artistas regionais: Av. Pres. Dutra, 2816 – Olaria.

- Catedral do Sagrado Coração de Jesus: Os vitrais com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade de Porto Velho: Dom Pedro II, 825 – Caiari.
- Capela de Santo Antônio de Pádua: A capela é considerada a primeira do estado de Rondônia. Está localizada na Vila de Santo Antônio – região mais antiga que Porto Velho – o lugar hoje é um bairro anexado a capital.


Na mesma região da capela, tem também o Centro Cultural Indígena e Memorial Marechal Rondon. Estes espaços explicam sobre a história rondoniense por meio de fotos, cenários e maquetes.
- Porto Velho Shopping: Primeiro mall do estado de Rondônia. O shopping alterou e movimentou a vida social local desde sua inauguração (outubro de 2008)
- Espaço Alternativo: Local público com academia ao ar livre, destinado para prática de atividades físicas e lazer. A avenida é liberada todos os dias das 17h30 – 20h00 para práticas de caminhadas, corridas, bikes etc.: Av. Jorge Teixeira, sentido Aeroporto (próximo. Hospital de Base Ary Pinheiro).

- Amazonia Adventure: Empresa que promove o turismo em Rondônia através de eventos esportivos e culturais.
- Salsalito Jungle Park: Hotel fazenda a 42 km de Porto Velho, com estrutura integrada a natureza, que disponibiliza a prática da pesca, mergulho, esqui, caminhadas, tirolesa e cavalgadas. Os turistas podem se hospedar ou só passar o dia. Também tem restaurante com pratos regionais.
- Três Capelas: Hotel fazenda a 36 km de Porto Velho que oferece serviços de esportes e lazer como: Pescarias, passeios a cavalo, passeios de barco, bicicleta, pedalinhos, quadras de vôlei de areia e de tênis, campos de futebol, piscina de água corrente natural, passeios de charrete, trilhas para bicicletas e rotas para caminhadas. Os turistas podem se hospedar ou só passar o dia. Também tem restaurante com pratos regionais.
- Jerusalém da Amazônia: O maior teatro a céu aberto do país, está localizado a 21 km do centro de Porto Velho. O local possui construção rústica e é famoso pela encenação da Paixão de Cristo com espetáculo “O Homem de Nazaré”, que acontece anualmente. A apresentação teatral conta com mais de 300 atores do Norte e as datas das apresentações são variadas. BR 364 KM 13, sentido Cuiabá, s/nº – Zona Rural – Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia – (69) 3225-1058
COMER & BEBER
- Delícias do Madeira (Pratos regionais/peixes amazônicos)
- Recanto do Tambaqui (pratos regionais/peixes amazônicos)
- Igarapé (pratos regionais/peixes amazônicos)
- Bar do Ceará I e II (pratos regionais/peixes amazônicos)
I – R. Joaquim Nabuco, 955 | Areal | (69) 3221-8020
II – Rua João Goulart, 3106 | São João Bosco | (69) 4141-1538
- Debate Bar & Restaurante (variedades e (pratos regionais/peixes amazônicos)
Av. Pinheiro Machado, 811 | Olaria | (69) 3229-8373
- Quintal Cuisine (Foodtruck – massas)
(69) 2141-4800 | (69) 99317-8474
- Mariposa (Saudáveis, crepes, mexicanas, japonesas e hambúrgueres)
- San Gennaro (massas & vinhos)
- Don Giovanni (massas & vinhos)
– Don Giovanni – Rua Guanabara
– Don Giovanni – Porto Velho Shopping
- O Lenhador Bar & Restaurante (variedades)
- Burguer Grill (Hambúrgueres)
Av. Pinheiro Machado, 1092 | São Cristóvão | (69) 3229-2221
- Temakeria Enjoy (Sushis, Temakis e Crepes):
- Açaí Express Crepe Cone Express (Crepes, açaí e frutas)
- Jarude (Árabe)
- Texas Grill (Churrascaria)
Av. Gov. Jorge Teixeira, 1416 | Embratel | (69) 3225-1041
- Assados na Brasa (Churrascaria)
- Tom Marrom (Churrascaria)
- Tribus (lanches saudáveis)
- Praia (lanches saudáveis)
- Casa Gonçalves Emporium(Lanches, almoço e jantar)
- Buona Pizza Forneria (Pizzaria)
BARES & BALADAS
DESCANSAR & HOSPEDAGEM
- Salsalito Jungle Park (hospedagem ou Day Use)
- 3 Capelas (hospedagem ou Day Use)
Jamais deixe Porto Velho sem visitar o restaurante Recanto do Tambaqui. Além de ficar localizado numa região histórica, a Vila Candelária, por onde passavam os trens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o restaurante possui um espaço extremamente agradável e natural, tendo uma excelente vista do Rio Madeira. Possui um cardápio completo de pratos regionais, principalmente o maravilhoso peixe “Dourado” (o queridinho dos portovelhenses) e o tradicional peixe “Tambaqui” assado na folha de bananeira. Este local lhe proporciona um fantástico contato com a história, culinária e belezas da nossa Amazônia!
- Vista do restaurante Recanto do Tambaqui e o prato Tambaqui assado
Por Camila Moraes, natural e residente de Porto Velho.
Tem mais dicas sobre PVH? Comente =)
Olá, Camila! Conheci cada lugarzinho a que você se referiu no texto. O diminutivo denota o carinho que tenho por cada um deles.
Além dos predicados tão bem evidenciados por você, Porto Velho possui um “plus” que faço questão de deixar registrado: um portal mágico que nos leva a outra dimensão!
Esse portal se apresenta, somente, aos amantes da noite, da música e da poesia!
Quando morei em Porto Velho, descobri em poucas semanas esse “mundo encantado”. O portal estava aberto no Bar Canteiros, onde a MPB se misturava às angústias de seus frequentadores. Lá, conheci o lado boêmio da cidade. Outros “territórios sentimentais” (leia-se: Bares) me foram apresentados à medida que me tornava íntimo da cidade. Sempre pontificava por todos eles e sentia a vibração do lugar.
Com a autoridade de quem frequentou a noite da cidade, afirmo sem nenhuma reserva: Porto Velho é a cidade dos boêmios do Norte do País! Abençoada pelo céu sem rival, a cidade canta à noite, exatamente na hora em que homens sisudos dormem o sono dos justos. Em cada esquina, um bar, uma música, uma história, uma saudade e uma cerveja aberta. Não há discriminação quando o tema é boêmia: funcionários públicos, profissionais liberais, empresários, estudantes, bêbados, alcoólatras, desocupados, poetas, adúlteros, músicos misturam-se e transitam pelas naves principais das mais concorridas casas noturnas da cidade… enfim: Na Noite de Porto Velho, cabem todos!
Sugiro a visita à cidade. Aliás, aconselho!
Até hoje, tenho saudade de Rondônia. E todas as vezes que o coração aperta, olho o céu noturno aqui de João Pessoa para “ouvir estrelas”, que me dão notícias das terras de lá…
Hoje, tenho o Atlântico na minha porta (literalmente kkkk). Mas o rio Madeira ainda mexe comigo!
CurtirCurtir
Belíssimas palavras Theo!!! De fato, Porto Velho é muito boêmia pelo charme de cidade pequenina. Nosso Madeira não é o seu Atlântico, mas possui a mesma imponência, principalmente por estar dentro da maravilhosa Amazônia e por isso lhe deixa saudades =)
Muito obrigada pela leitura!
CurtirCurtir