Centro – Floripa

Na Região Central de Florianópolis também encontramos atrações tão legais quanto às praias de Floripa. São edificações históricas, museus e muita cultura.  O terminal rodoviário Rita Maria esta anexo à ponte de chegada à cidade e diariamente é destino de muitos passageiros que chegam ou deixam a cidade.

O Centro de Floripa é relativamente pequeno e em uma tarde é possível conhecer várias atrações e um pouco mais sobre o peculiar jeito ilhéu de ser. Segue um roteiro pelo centro de Florianópolis com as suas 15 principais atrações:

  • Mirante do Morro da Cruz. Próximo da Beira Mar Norte e do Beira Mar Shopping você poderá iniciar sua subida  (de carro ou ônibus) de 285 metros de altitude até o Mirante do Morro da Cruz. A visita é gratuita e terá uma bela panorâmica de Florianópolis e cidades vizinhas. Explore o local e espere pelo pôr-do-sol , que é sempre uma boa opção. O local não é explorado turisticamente e não possui estacionamento próprio, apenas poucas vagas.
  • A Avenida Beira Mar Norte. Uma orla à Beira Mar e a principal avenida da cidade, construída sobre umaterro na década de 1960. É uma excelente área de lazer, bastante utilizada pelos moradores, com pista de ciclismo, pista de caminhada, academias ao ar livre, parques para as crianças e alguns bares e restaurantes. Nesta Avenida você pode fazer uma pausa (na chegada ou saída da cidade) no Trapiche Municipal de Florianópolis que fica junto à Praça Portugal. Neste local acontecem os grandes shows e eventos da cidade como o Show de Reveillon com fogos de artifício, Aniversário da cidade, Parada Gay , Largada da corrida de Volta à Ilha, entre outros.
  • 3º Parada: A Ponte Hercílio Luz. É o primeiro ponto turístico que você avista ao chegar à cidade. Você pode fazer uma pausa na vistosa Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil e um dos principais cartões postais de Santa Catarina. Projetada por dois norte-americanos com materiais trazidos dos Estados Unidos, possui 820 metros de comprimento. Foi inaugurada em 1926 e fechada em 1991, sendo tombada como patrimônio histórico e artístico. Há anos vem sendo restaurada, é alvo de críticas da população, devido ao enorme gasto público com sua reforma e infelizmente não há previsão de conclusão da Obra.

No Trapiche sob a Ponte Hercílio Luz partem diariamente barcos/escunas que fazem passeios de encher os olhos e que misturam antiguidade, natureza, ilhas e fortalezas. Com parada na Ilha de Ratones (para visita à Fortaleza de Santo Antônio do século XVIII), na Ilha de Anhatomirim (para visita à Fortaleza de Santa Cruz do século XVIII) e passagem pela Baía dos Golfinhos finalizando com almoço em Governador Celso Ramos.

19
Ilha de Anhatomirim do Séc XVIII
  • O Forte Sant’ana do Estreito. Embaixo da Ponte Hercílio Luz você avistará um Forte construído em 1763 e sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, das embarcações que adentrassem pela Baía Norte. Por lá aproveite para tirar belíssimas fotos da Ponte Hercílio Luz, de preferência durante o pôr-do-sol e visitar o Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMESC), com entrada é franca e estacionamento próprio.
  • A Praça Hercílio Luz e Parque da Luz. Situada na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, a praça tem uma parquinho para crianças e um mirante que te possibilita ver a Ponte Hercílio Luz e as outras duas pontes (Colombo Salles e Pedro Ivo Campos) de um ângulo ainda mais bonito. Por lá você encontra também uma estátua de Hercílio Pedro da Luz, que foi governador (1894-1898, 1918-1922, 1922-1924), e senador (1900-1918) e o Parque da Luz uma área verde localizado integralmente na zona urbana central da cidade.
  • O Mercado Público de Florianópolis. Construído em 1899 é considerado hoje como ponto de encontro de moradores e turistas. A Ala Sul do Mercado Público é basicamente composta por peixarias, a Ala Norte por lojas de suveniers, artesanatos, calçados e confecções e o vão central do Mercado, além dos restaurantes e bares é palco de muitas atrações folclóricas e artísticas. Em 2005 um forte incêndio se alastrou por toda Ala Norte que teve que ser reconstruída. Em Agosto de 2015 a última reforma foi feita em praticamente todo o Mercado, mantendo o mesmo conceito arquitetônico. Confira o horário de funcionamento e faça um tour virtual clicando aqui
20
Mercado Público Municipal
  • O Box 32. Dentre todas as atrações do Mercado Público de Florianópolis um especialmente ganha destaque, o Box 32. É um dos bares mais conhecidos da cidade e uma parada obrigatória. Esta ali desde 1984, ganhando inúmeros prêmios. O Cardápio é sofisticado e conta com traduções em sete idiomas. A especialidade é frutos do mar e os mais procurados são os queridinhos Pastéis de Camarão e a premiada cachaça da casa.
21
O Box 32 e seus vários visitantes
  • O Largo da Alfândega. Ao ladinho do Mercado fica o Largo da Alfândega que se destaca por abrigar um prédio de relevância histórica e arquitetônica, construído em 1876, onde funcionava uma antiga alfândega até 1964, com o fechamento do porto de Florianópolis e tombada em 1975. Atualmente é sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Artesanato Catarinense. O Largo, ornamentado por um chafariz retratando os bilros (ferramenta utilizada para a produção de rendas de bilros, tradicionalmente Ilhéu) é também palco de feiras e shows artístico-culturais, com destaque para a Feira Catarinense do Livro.
  • A Praça Fernando Machado e o Monumento ao Miramar. Ao lado do Largo da Alfândega temos a Praça Fernando Machado existe uma estátua de 1917 em homenagem ao Coronel Fernando Machado, nascido na Ilha em 1822 e uma das fortes personalidades da Guerra do Paraguai. Lá existe também o Monumento ao Miramar, um antigo Trapiche Municipal que ligava às embarcações ao Mercado Público, quando ainda não aterrado. Infelizmente apenas os pilares que marcavam a planta baixa inicial estão vivos no local.
  • A Praça XV de Novembro e sua centenária Figueira. Em frente ao Monumento à Miramar você avista a Praça XV de Novembro, fundada em 1662, a mais tradicional e onde a cidade começou a expandir. Na Praça há vários bustos em homenageiam à catarinenses famosos como o pintor Victor Meirelles, o historiador José Boiteux, o fundador da imprensa em SC, Jerônimo Coelho e o poeta Cruz e Sousa. No centro da Praça uma enorme Figueira chama atenção. Trata-se de uma Figueira centenária e que traz consigo superstições, como a simpatia que diz que as mulheres que dão 3 voltas ao seu redor conquistam um marido. Enquanto passeia pela praça, observe os nativos descansando, conversando ou jogando carteado enquanto os turistas fotografam a sua beleza.
22
A imponente Figueira centenária da Praça XV de Novembro
  • A Catedral Metropolitana de Florianópolis. Em volta da Praça XV de Novembro várias construções históricas e com riquezas arquitetônicas podem ser observadas como o prédio que atualmente abriga os Correios e também a Catedral de Florianópolis ou originalmente Catedral de Nossa Senhora do Desterro, um acervo de arte sacra. É datada de 1678, passou por muitas reformas e restaurações, estando hoje em bom estado. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
23
Catedral Metropolitana de Florianópolis
  • O Palácio Cruz e Souza. Outra grande construção em volta da Praça é o rosado Palácio Cruz e Souza. Este Palácio por algumas décadas foi a sede do Governo de Santa Catarina, recebendo ilustres visitantes como Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. Para maiores informações e um tour virtual acesse aqui.
  • O calçadão das ruas Felipe Schmitd e Conselheiro Mafra. Saindo do Palácio você pode conhecer as ruas onde se concentram a maior parte do comércio da cidade. As principais e exclusivas para pedestres são: Rua Conselheiro Mafra e Rua Felipe Schmidt (nesta rua na esquina com a Rua Deodoro você encontra a pequena Igreja São Francisco de Assis).
  • TAC – Teatro Álvaro de Carvalho. Próximo das ruas de comércio do centro você encontrará o TAC, o primeiro teatro da cidade inaugurado em 1875 e inicialmente chamado de Santa Isabel. Em 1894 depois de deflagrada a Revolução Federalista em uma atitude de rompimento com a mornarquia, houve o Decreto de 1894, que mudou o nome do teatro de Santa Isabel para Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro-tenente da Marinha e primeiro dramaturgo catarinense que havia morrido heroicamente durante a Guerra do Paraguai. Hoje o teatro tem uma programação intensa para o público em geral e uma capacidade para 461 pessoas.
  •  CIC – Centro Integrado de Cultura. Para fechar o nosso roteiro pelo centro e bairros adjacentes de Florianópolis temos o Centro Integrado de Cultura, o CIC, que fica no bairro Agronômica (sentido de quem vai para as praias do Norte da Ilha). O Teatro foi inaugurado em 1982 e é vinculado à Fundação Catarinense de Cultura – FCC. Atualmente abriga grandes salões de exposição, bibliotecas, cinema, o Teatro Ademir Rosa, palco de inúmeras peças e shows, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e do Som, o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e a administração da FCC. Recentemente (2015) recebeu a exposição de Joan Miró – A Força da Matéria onde recebeu 70 mil visitantes e o MASC ainda prevê em 2016 uma exposição gratuita com obras do artista  e também catalão Antoni Gaudí.

 

Próximo do CIC, temos também as duas principais Universidades do Estado de Santa Catarina e de renome nacional. A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), fundada em 1960 e localizada no bairro Trindade e a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) fundada em 1965 e sediada no bairro Itacorubi. Ambas possuem campus em outras cidades do Estado.

O Centro também é destino certo para festas durante o carnaval na Ilha. A Prefeitura de Florianópolis organiza diversos eventos gratuitos pelo centro, dentre eles pelo Mercado Público, Praça XV, passando pelo Largo da Alfandega. Os Blocos de rua mais populares e que reúnem centenas de pessoas pelo centro são: o Berbigão do Boca, que surgiu em 1992 e o Bloco dos Sujos, cheio de irreverência onde os homens se ventem de mulheres. É também no centro que está localizado o Sambódromo ou Passarela Nego Querido (em homenagem a um antigo sambista de Floripa) onde no final de semana do Carnaval desfilam escolas carnavalescas com carros seus alegóricos, baterias e enredos. No total são 16 escolas filiadas à LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis).

Veja abaixo alguns lugares recomendados por mim na região cental de Florianópolis:

 

COMER & BEBER

  • Pier 54 | Brasileira, wine bar | Osvaldo Rodrigues Cabral, 1251 |Centro
  • Box 32 | Brasileira, bar | Mercado Público de Florianópolis | Centro
  • Pizzaria Paparella | Italiana | Av. Rubens de Arruma Ramos, 1560| Centro
  • It’s italian – Trattoria do Guto | Italiana | Av. Hercilio Luz 1169 | Centro
  • Toca da Garoupa | Peixe e Frutos do Mar | Rua Alves de Brito, 178 | Centro
  • Taberna Ibérica | Portuguesa | Rua Felipe Schmidt 1333 loja3 | Centro
  • Hawaiian Poke | Havaiana, Fusion | Rua Alves de Brito, 33 | Centro
  • Guacamole | Mexicana | Av. Rubens de Arruma Ramos, 2006 |Centro
  • Café du Centre | Café | Travessa Stodieck, 34 | Centro
  • O Padeiro de Sevilha | Café | Rua Esteves Junior, 214 | Centro
  • Confeitaria Chuvisco | Café | Av. Rubens de Arruma Ramos, 210 | Centro
  • Forneria Catarina | Italiana | Av. Madre Benvenuta, 1248 | Santa Mônica e Rua Esteves Junior, 604 | Centro
  • Wamaki | Japonesa | Rua Clorodico Moreira, 67 | Santa Mônica 
  • Lenha e Oliva Pizzaria | Italiana | Rua Vera Linhares de Andrade, 1870 | Córrego Grande
  • Mercado São Jorge | Vegetariano, ôrganico e café | R. Brejaúna, 43 | Itacorubi

 

BARES & BALADAS

  • Fields | Bares e Clubs | Av Paulo Fontes, 1250 | Centro
  • Cervejaria Devassa | Bar | Rua Bocaiuva, 2198 | Centro
  • The Roof | Bares e Clubs | Avenida Beira Mar Norte 2746 , Hotel Majestic | Centro
  • Armazém Vieira | Bares e Clubs | Rua Aldo Alves, 02 | Saco dos Limões
  • Chopp do Gus | Bar | Rua Joao Duarte Silva, 1650 | Córrego Grande

 

DESCANSAR & HOSPEDAGEM 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Centro – Floripa

Deixe sugestões e/ou comentários :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s